Estudos Pós-Coloniais no Espaço da Língua Portuguesa

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01637708
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O/a estudante deve possuir uma formação sólida na sua área de especialidade, bem como possuir referências de carácter transversal que o/a capacitem para um percurso transdisciplinar. Deve também ter um domínio da língua portuguesa e da língua inglesa que o/a habilite a ler textos de grau elevado de complexidade (nível C1 do Quadro Europeu das Línguas).

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino combinarão a exposição por parte do professor, com a leitura, comentário e debate dos materiais propostos, bem como com apresentações orais de diferentes temas e materiais por parte dos/as alunos/as.

São três os elementos básicos de avaliação:

1)         Uma exposição na aula – 30%

2)         Trabalho final, com duas partes: a) apresentação oral; b) trabalho escrito – 50%

3)         Participação nas aulas – 20%

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos compreendam, com base na teoria pós-colonial, as especificidades das dinâmicas e expressões políticas e culturais do colonialismo e do pós-colonialismo português do final do séc. XIX à atualidade. A partir de propostas teóricas, de textos literários e de outras formas de expressão artística, os alunos deverão ser capazes de analisar as práticas discursivas que sustentaram, conformaram e consubstanciaram as relações de poder, tanto do lado do colonizador como dos colonizados, quer na dimensão da opressão, quer dos diferentes modos de resistência, ao longo de conjunturas políticas em evolução. Os alunos deverão compreender a construção de projetos identitários diversos, de cariz racial, étnico, nacional e sexual, e as estratégias de representação e de imaginação operativas nestes mecanismos de ação resistente, procurando descortinar, através de uma metodologia comparativa, as complexidades e pluriversalidades dos poderes em contexto colonial e pós-colonial.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O Império português do final do séc. XIX à década de 60 do séc. XX:

1.1. Discursos, práticas, representações e ficções imperiais

1.2. O Salazarismo e o colonialismo em África

2. Colonialismo e anticolonialismo: o lugar da nação, da raça, da etnia e da identidade sexual

2.1. Os Movimentos de Libertação Africanos e as representações das nações africanas

2.2. A guerra colonial e os movimentos contra a guerra na poesia e ficção portuguesa e africana

2.3. O 25 de Abril de 1974

3. Pós-Colonialidades – de 1974 à contemporaneidade. Novas ficções e representações identitárias

Docente(s) responsável(eis)

Maria Margarida de Sá Calafate Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Bethencourt, Francisco e Kirti Chaudhuri (orgs.) (1998), História da Expansão Portuguesa, Lisboa. Círculo de Leitores.

Chabal, Patrick (ed.) (1996), The Postcolonial Literature of Lusophone Africa, London: Hurst & Company.

Naro, Nancy P. et al. (eds.), Cultures of the Lusophone Black Atlantic. New York: Palgrave Macmillan.

Ribeiro, Margarida Calafate (2004), Uma História de Regressos: império, guerra colonial e pós-colonialismo. Porto: Afrontamento.

Sanches, Manuela Ribeiro (0rg.) (2006), Portugal não é um país pequeno – contar o império na pós-colonialidade, Lisboa, Cotovia.