Conhecimentos, Sustentabilidade e Justiça Cognitiva

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
01637719
Área Científica
Antropologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Resultados de Aprendizagem

A possibilidade de imaginar conhecimentos rivais, alternativos ou complementares à ciência moderna passa necessariamente pela crítica desta ciência enquanto modelo epistémico. A modernidade do 'Norte' constituiu-se como um engenho gerador de alteridades as quais, em nome da razão e do humanismo, excluem do seu imaginário outros saberes, a possibilidade de uma hibridação de conhecimentos, a ambiguidade e as incertezas associadas às diferentes formas sociais contemporâneas.
A situação colonial não pode, por isso mesmo, ser encarada apenas como um modelo de gestão política, económica e social, correspondente a uma determinada fase da evolução das economias e das políticas do 'Norte'. Ela deverá ser perspetivada, também, na sua dialética de permuta de dados culturais em que o seu caráter agonístico deriva da natureza impositiva e assimétrica das culturas em confronto. Nesta perspetiva, o 'Sul', o reconhecimento da existência de outros saberes sobre a natureza e sobre a sociedade, exprime todas as formas de subordinação de conhecimentos a que o sistema capitalista mundial deu origem.
A relação colonial / pós-colonial constitui assim uma janela privilegiada de análise das práticas e dos discursos de saber enquanto forma de poder. Este curso procurará não só desconstruir a narrativa colonial, escrita pelo colonizador, mas substitui-la por narrativas e perspetivas de solução alternativas, na busca de um saber emancipatório. Não é possível a construção de uma cidadania completa sem justiças cognitivas, sem o reconhecer da presença de diferentes formas de entender, saber e explicar o mundo. Todos os conhecimentos merecem e obrigam a um respeito igual, devendo estar presentes no nosso quotidiano de trabalho, sendo avaliados continuamente e estando em permanente relacionamento com outros saberes. O curso privilegiará uma análise alargada de relações de ruptura, continuidade e contaminação entre saberes, a partir de uma perspetiva multidisciplinar e situacional.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à ‘Governação e Conhecimento’ nas relações Norte-Sul; 2. Uma análise crítica do sentido de justiça; 3. Justiça cosmopolita; 4. Universalidade vs pluriversalidade de saberes; 5. Conhecimentos do mundo e seus conflitos; 6. Políticas científicas e a crise das ciências sociais; 7. Conhecimentos e sustentabilidade; 8. Perspetivas para a construção de uma sociedade de justiça cognitiva

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Guttierrez Meneses

Bibliografia

ABRAHAMSEN, Rita - Disciplining democracy : development discourse and good governance in Africa. London : Zed Books, 2000. [BP 327 ABR]

CONHECIMENTO prudente para uma vida decente : um discurso sobre as ciências revisitado. Organizador Boaventura de Sousa Santos. Porto : Edições Afrontamento, 2003. [BP 165 CON]

CREWE, Emma ; HARRISON, Elizabeth - Whose development? : an ethnography of aid. London : Zed Books, 1998.

DECENTRALIZATION, democratic governance, and civil society in comparative perspective : Africa, Asia and Latin America. Edited by Philip Oxhorn, Joseph S. Tulchin, and Andrew D. Selee. Washington : Woodrow Wilson Center Press ; Baltimore : Johns Hopkins University Press, 2004. [BP 32 DEC]

MUDIMBE, V. Y. - The invention of Africa : gnosis, philosophy, and the order of knowledge. Bloomington : Indiana University Press ; London : James Currey, 1988.

NAKED science : anthropological inquiry into boundaries, power, and knowledge. Edited by Laura Nader. New York : Routledge, 1996. [BP 001 NAK]

NATURE and empire : science and the colonial enterprise. Edited by Roy MacLeod. Chicago : University of Chicago Press, 2000.

POLITICAL (THE) economy of hunger : selected essays. Edited by Jean Drèze, Amartya Sen and Athar Hussain. Oxford : Clarendon Press,1995. [BP 338.43 DRE]

SCIENCE and other culture : issues in philosophy of science and technology. New York : Routledge, 2003. [BP 001 SCI]

SEMEAR outras soluções : caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. organizador Boaventura de Sousa Santos. Porto : Edições Afrontamento, 2004. [BP 316.334.3 SEM]