Seminário de Investigação

Ano
2
Ano lectivo
2015-2016
Código
01637725
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
22.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os/as estudantes devem ter completado com sucesso o primeiro ano curricular.

Métodos de Ensino

A unidade curricular está organizada em sessões de seminário com dois modelos distintos de organização. Um conjunto inicial de sessões integra a apresentação de um determinado tópico pelo docente ou investigador convidado, seguida por discussão aberta. No final, as sessões são dedicadas à apresentação e discussão dos projetos de tese em desenvolvimento, e de questões que daí resultem, seguida de discussão aberta.

O docente responsável orientará essa participação de forma tutorial.

 

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular é orientada para a preparação dos projetos de investigação doutoral dos estudantes. Neste âmbito, os estudantes participarão ativamente num conjunto de seminários sobre métodos de pesquisa e elaboração de uma dissertação, bem como sobre métodos de investigação empírica. No âmbito desta Unidade Curricular, todos os doutorandos deverão desenvolver e submeter o projeto inicial e os desenvolvimentos da sua investigação ao juízo crítico dos docentes e dos seus pares, procurando-se desta maneira estimular o intercâmbio académico e promover as reflexões metodológicas e temáticas concretas. Este seminário culmina com a defesa dos projetos de doutoramento dos estudantes perante um júri proposto pela coordenação do programa.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos desta unidade incluirão componentes orientadas para a elaboração de uma tese de doutoramento, nomeadamente:

- a organização de uma tese de doutoramento e de um projeto de tese,

- a escrita de investigação e a análise crítica de discurso,

- trabalho de campo e estudos de caso paradigmáticos,

- a utilização de métodos qualitativos e quantitativos em ciências sociais e análise de dados,

- a apresentação gráfica dos resultados alcançados,

- trabalho colaborativo e práticas de reflexão crítica,

- apresentação e discussão de projetos de tese.

Esta Unidade curricular é ministrada com a colaboração de docentes especialistas nos diferentes temas e abordagens; estes temas são definidos a cada nova edição.

 

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Guttierrez Meneses

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação centra-se no projeto de tese (ca. 75000 carateres, com apresentação do tema, referências relevantes, quadro teórico, questões de investigação, metodologia, planeamento e bibliografia).: 100.0%

Bibliografia

A natureza desta unidade não exige a especificação deste ponto / The nature of this unit does not require the specification of bibliographic references.