Construções Teóricas da Paz

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01638590
Área Científica
Ciência Política - Relações Internacionais
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento das técnicas e estilos da escrita académica.

Métodos de Ensino

A organização do seminário pressupõe um enquadramento geral dos temas, a que se segue a análise de conteúdo e o debate de contexto centrados sobre textos científicos previamente indicados. Esta forma de organização estimula a participação ativa dos estudantes na sua aprendizagem e a interação estudante-estudante e estudante-professor. Os/as estudantes aprendem igualmente a investigar, escrever e apresentar determinados tópicos ligados aos temas debatidos na aula, em vários formatos: ensaio, recensão, apresentação oral.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa fornecer conhecimentos sobre os diferentes quadros teóricos que suportam discursos e práticas sociais em matéria de paz. O conhecimento da diversidade de agendas teóricas sobre a paz – e dos respetivos pressupostos metodológicos e epistemológicos – é fundamental para que os/as estudantes possam fazer uma leitura rigorosa e crítica das políticas e iniciativas concretas que ambicionam (re)construir a paz. Nesse sentido, esta unidade curricular tem por objetivo formar competências de reconhecimento e análise crítica dos discursos sobre a paz enfatizados pelas diferentes correntes teóricas em RI, de forma a que o/a estudante possa facilmente reconhecer, diante de um debate teórico ou operacional sobre políticas de paz, a integração das posições expressas numa certa escola de pensamento, com as suas singulares forças e fragilidades.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Paz e realismo

2. Paz e liberalismo

3. Paz, construtivismo e a escola inglesa

4. Paz e marxismo

5. Estudos para a Paz

6. Paz e teoria crítica

7. Paz e pós-estruturalismo

8. Paz e feminismo

9. Paz e pós-colonialismo

10. Paz pós-liberal e híbrida.

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Paula Almeida Cravo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua: trabalho escrito, participação na aula e apresentações orais: 100.0%

Bibliografia

Barash, David (ed.) (2000), Approaches to Peace: A Reader in Peace Studies, Oxford: OUP [327 APP]

Galtung, Johan (1996), Peace by Peaceful Means: Peace and Conflict, Development and Civilization. Oslo: PRIO [327 GAL]

Hoglund, Kristine; Oberg, Magnus (eds.) (2011), Understanding Peace Research: Methods and Challenges. London: Routledge [327 UND]

Jeong, Ho-Won (2007), Peace and Conflict Studies: An Introduction. Aldershot: Ashgate [327 JEO]

Richmond, Oliver (2008), Peace in International Relations. London: Routledge [327 RIC]

Tickner, J. Ann (2000), Gendering World Politics: Issues and Approaches in the post-Cold War Era. New York: Columbia UP [327 TIC]

Wallensteen, Peter (2011), Peace Research: Theory and Practice. London: Routledge [327 WAL]

Webel, Charles; Galtung, Johan (eds.) (2007), Handbook of Peace and conflict studies. London: Routledge [327 HAN]

Wyn Jones, Richard (ed.) (2001), Critical Theory and World Politics. Boulder: Lynne Rienner [327 CRI].