Matemática

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01550042
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento e domínio das matérias leccionadas na disciplina de Matemática do ensino secundário.     

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, dos princípios e teorias. Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam exercícios. A avaliação consiste num exame final ou, em alternativa, em duas frequências. 

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular de Matemática tem objetivos de carácter formativo geral e pragmático. Os objetivos de carácter formativo consistem em apresentar uma perspetiva da Matemática que valorize a intuição subjacente aos conceitos, mostrando no entanto a necessidade da análise matemática no desenvolvimento da criatividade, espírito crítico e capacidade de adaptação a novos problemas. Os objetivos de carácter pragmático visam o desenvolvimento de efetivas competências calculatórias na resolução de problemas. Pretende-se ainda que, sempre que adequado, os problemas tratados se situem no âmbito das Ciências Farmacêuticas, da Química ou da Biologia. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Cálculo diferencial: Funções reais de variável real. Função derivada. Indeterminações. Aplicação a modelos biológicos e químicos.

2. Cálculo integral: Primitivas: primitivas imediatas, primitivas por partes e primitivas por substituição. Integral definido: definição e propriedades. Aplicações do cálculo integral. Integral impróprio. Aplicação a modelos biológicos e químicos

3. Equações diferenciais: Modelação usando equações diferenciais. Equações diferenciais de variáveis separáveis. Crescimento e decaimento exponencial. A equação logística. Equações diferenciais lineares. Aplicação a modelos biológicos e químicos

4. Sistemas de equações lineares: Método da eliminação de Gauss. Notação matricial e operações com matrizes. Inversas e transpostas. Sistemas indeterminados e sistemas impossíveis. Aplicação a modelos biológicos e químicos.     

Docente(s) responsável(eis)

Gonçalo Gutierres da Conceição

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Frequência: 100.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Adérito Araújo, “Biomatemática”, Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, 2010.

James Stewart,  "Cálculo", vol. I e II,  4ª ed., São Paulo, Thomson Learning, 2000.

Introdução à Álgebra Linear, Ana Paula Santana e João Filipe Queiró, 2009, gradiva.