Botânica Farmacêutica

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01550069
Área Científica
Ciências Biológicas e Biomédicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Para melhor atingir os objetivos da unidade curricular os alunos deverão ter conhecimentos sólidos de Biologia e competências para o exercício de trabalho em laboratório com uso de instrumentação específica, nomeadamente microscopia óptica. 

Métodos de Ensino

O ensino está fundado na integração de aulas magistrais, laboratoriais e apoio tutorial

Aulas teóricas expositivas com aplicação de casos práticos, recorrendo essencialmente a meios audiovisuais (“data show”). Aulas laboratoriais com recurso a material seco e fresco, e preparações definitivas para estudos histológicos e anatómicos, com forte participação ativa dos alunos, estimulando o seu pensamento crítico. Um trabalho de campo é realizado na Escola Médica do Jardim Botânico de Coimbrade modo a que os alunos tenham acesso a uma vasta coleção de plantas vivas pertencentes a diversas famílias.

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar formação teórica e laboratorial adequada ao conhecimento botânico de fármacos de origem vegetal e fúngica, particularmente os que apresentem interesse medicinal
Do ponto de vista dos conteúdos e das capacidades e competências os alunos deverão:
-adquirir conhecimentos histológicos e anatómicos que permitam distinguir órgãos vegetais e plantas, especialmente as contempladas na Farmacopeia Portuguesa, bem como conhecer os processos de elaboração e de reserva dos produtos do seu metabolismo responsáveis pela actividade dessa plantas
-adquirir bases sobre fungos com interesse medicinal e toxicológico
-adquirir conhecimentos em biotecnologia vegetal e suas aplicações
-obter alguns conhecimentos taxonómicos que permitam a identificação de estruturas vegetativas e reprodutoras de algumas espécies com interesse medicinal, especialmente plantas que serão objecto de estudo em unidades curriculares subsequentes
-ter desenvolvido competências de leitura e sentido crítico.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à Botânica. A célula como unidade fundamental da vida. Célula vegetal: organelos, membrana e parede celular. Destaque para a parede celular: estrutura e composição. Tecidos vegetais: crescimento primário e secundário; organização interna: tecidos de protecção, fundamentais e vasculares. Histologia vegetal. Anatomia da raiz, caule e folha: estruturas primárias e secundárias. Identificação de estruturas e órgãos em fármacos. Plantas vasculares e seus metabolitos activos. Realce para os diversos tipos de estruturas secretoras. Totipotência das células vegetais. Organogénese e embriogénese somática; papel dos reguladores de crescimento no controlo da resposta morfogénica. A biotecnologia vegetal e as suas aplicações. Introdução à sistemática: sistemas de classificação. Fungos: características gerais; importância medicinal e toxicológica. Espermatófitas: características gerais. Breve caracterização de algumas espécies de Magnoliopsida com interesse medicinal.

Docente(s) responsável(eis)

Lígia Maria Ribeiro Pires Salgueiro da Silva Couto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

- Alexopoulos, C. & Mins, C., 1996 – Introductory Mycology, 4ª ed. John Wiley & Sons, New York

- Appezato-da-Glória, Carmello-Guerreiro S., 2006- Anatomia vegetal, ed UFU. Viçosa,  Brasil

- Moreira, I., 1998 – Histologia Vegetal, 3ª ed. Didática Editora, Lisboa.

- Paniagua, R., Nistal, M., Sesma, P., Alvarez-Uria & Fraile B., 1994 – Citologia e Histologia Vegetal y Animal. McGraw-Hill, Lisboa.

- Proença da Cunha e tal, 2010 Farmacognosia e Fitoquímica, Fundação Calouste Gulbenkian

- Tavares AC, Zuzarte M., Salgueiro L. , 2010 Plantas aromáticas e medicinais-Escola Médica do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Bibliografia complementar:

-Schweingruber F, Börner A, Schulze E., 2011- Atlas of steam in herbs, shrubs and trees, Springer, London  

-Jackson B, Snowdon D, 1990- Atlas of Microscopy of Medicinal Plants, Culinary Herbs and Spices Belhaven Press, London.