Estatística

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01550075
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática. 

Métodos de Ensino

O ensino é ministrado em aulas T e TP. As aulas teóricas incluem momentos de natureza expositiva complementados pela apresentação de exemplos. Nas aulas TP é resolvido um diversificado conjunto de exercícios que permitem aplicar os conhecimentos adquiridos.
Por forma a desenvolver a capacidade crítica e de interpretação de resultados, poderão ser sugeridos pequenos projetos que envolvam a construção de modelos estatísticos simples utilizando meios computacionais.
Semanalmente, são disponibilizados períodos de atendimento aos alunos, durante os quais estes são individualmente esclarecidos.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta u.c. é introduzir conhecimentos matemáticos básicos que preparem o aluno para modelar comportamentos padrão de fenómenos aleatórios que surgem no contexto das Ciências da Saúde, contribuindo para uma formação capaz de descrever, analisar e interpretar situações reais através de modelos matemáticos não deterministas. A correta utilização de métodos estatísticos bem como a interpretação rigorosa dos resultados necessitam de uma formação em Estatística, para a qual esta disciplina contribui.  
É também objetivo preparar os alunos para a aplicação de métodos e conceitos a situações reais que envolvam a estimação de parâmetros de um modelo, testar a sua adequação e obter explicações que permitam interpretar, prever e decidir sobre os fenómenos em estudo.

Competências genéricas: análise e síntese, resolução de problemas, raciocínio crítico, trabalho em equipas interdisciplinares, aprendizagem autónoma, adaptação a novas situações e aplicação de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Probabilidades
Definição de probabilidade segundo Kolmogorov e suas consequências. Probabilidade condicionada e teorema de Bayes. Independência estocástica. Variáveis aleatórias e distribuições. Momentos e parâmetros de ordem. Modelos probabilistas usuais. Teorema do limite central e aplicações.
Estatística Descritiva
Métodos numéricos e gráficos para descrever e resumir conjuntos de dados estatísticos.
Estatística Inferencial
População e amostra. Distribuições amostrais. Estimação paramétrica pontual e intervalar. Testes paramétricos. Inferência sobre médias e proporções: uma e duas populações. Inferência sobre variâncias: uma e duas populações gaussianas.
Testes do qui-quadrado: ajustamento, independência e homogeneidade.
Regressão Linear Simples
Apresentação do modelo e hipóteses subjacentes. Método dos mínimos quadrados. Intervalos de confiança e testes para os parâmetros. Inferência para o valor médio da variável resposta e previsão dos seus valores. Qualidade do ajustamento.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Graça Santos Temido Neves Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Frequência: 100.0%

Bibliografia

Gonçalves, E., Nogueira, E. e Rosa, A. C, Noções de Probabilidades e Estatística, Departamento de Matemática, FCTUC, 2014.
Murteira, B., Ribeiro, J., Silva, C. e Pimenta, C., Introdução à Estatística (3ª Ed.), Escolar Editora, 2010.  
Daniel, W., Biostatistics: A foundation for analysis in the health sciences (9ª Ed.), John Wiley & Sons, 2009.
Devore, J., Probability and Statistics for Engineering and the Sciences (8ª Ed.), Brooks/Cole, 2011.
Marôco, J., Análise Estatística com o SPSS Statistics, 5ª Ed, ReportNumber, Pêro Pinheiro, 2011.
Moore, D. e Mccabe, G., Introduction to the practice of statistics (7ª Ed.), Freeman, 2011.
Rosner, B., Fundamentals of Biostatistics (7ª Ed.), Brooks/Cole, 2011.