Farmacognosia
3
2021-2022
01550198
Ciências Físico-Químicas
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
O estudante deve evidenciar conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares Botânica Farmacêutica, Química Analítica, Química Orgânica I, Química Orgânica II, Métodos Instrumentais de Análise I, Métodos Instrumentais de Análise II e competências para o exercício de trabalho em laboratório com uso de instrumentação específica e para a aplicar os fundamentos físico-químicos subjacentes a procedimentos extractivos, separativos e analíticos.
Métodos de Ensino
O ensino está fundado na integração de aulas magistrais, laboratoriais e apoio tutorial. Os conteúdos são detalhados no que respeita às suas bases teóricas e ilustrados pelo exercício autónomo de actividades práticas laboratoriais. A autonomia e o desenvolvimento de espírito crítico são fomentados pela elaboração de trabalhos de pesquisa bibliográfica e de relatórios.
Resultados de Aprendizagem
Os estudantes devem adquirir competências para o desempenho do Acto Farmacêutico (art. 77º do Decreto-Lei nº 288/2001), em particular dos items 1 a 5, no que concerne a fármacos de origem natural. Devem, também, adquirir conhecimentos estruturantes para a compreensão de conteúdos unidades curriculares sucessoras, quer de 2º ciclo, quer de outros ciclos em pós-graduação. Os estudantes devem: dominar a linguagem e a terminologia específicas do domínio da Farmacognosia; conhecer os grandes grupos e as particularidades das substâncias de origem natural dotadas de actividade farmacológica ou com interesse tecnológico; possuir competências que habilitem ao reconhecimento dos fármacos, em particular, dos referenciados nas Farmacopeias oficiais; possuir competências para o processamento de fármacos de origem natural, desde a sua origem até à utilização farmacêutica final; possuir competências para avaliar a qualidade dos fármacos de origem natural em obediência às normas oficiais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Farmacognosia, definições, objetivos e multidisciplinaridade.
2.Produtos naturais no desenvolvimento e produção do medicamento.
a.Recursos vegetais para investigação e desenvolvimento de novos fármacos.
b.Etnofarmacologia
3.Estudos dos grandes grupos de metabolitos vegetais e dos fármacos que os contêm.
a.Metabolitos primários;
i.Glúcidos e fármacos com glúcidos;
ii.Lípidos e fármacos de composição lipídica;
b.Metabolitos secundários:
i.Compostos fenólicos:
1.Ácidos fenólicos;
2.Flavonoides;
3.Taninos;
4.Antraquinonas.
5.Cumarinas.
6.Fármacos com compostos fenólicos e polifenólicos;
ii.Alcalóides
1.Fármacos com alcaloides
iii.Terpenos
1.Monoterpenos e sesquiterpenos
a.Fármacos aromáticos; óleos essenciais
b.Iridóides e fármacos com iridoides
c.Diterpenos e triterpenos
i.Fármacos com diterpenos
ii.Fármacos com triterpenos
iii.Geninas, heterósidos cardiocinéticos e fármacos cardiocinéticos;
iv.Saponósidos e fármacos com saponósidos.
Docente(s) responsável(eis)
Artur Manuel Bordalo Machado Figueirinha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 5.0%
Resolução de problemas: 10.0%
Frequência: 40.0%
Exame: 40.0%
Bibliografia
Proença da Cunha (Coord), 2010, “Farmacognosia e Fitoquímica”, 3ª ed., Fundação
Calouste Gulbenkian, Lisboa, ISBN 972-31-1142-2
Farmacopeia Portuguesa IX (2010). Ed. Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento.European Pharamcopea (2012). Council of Europe, Strasbourg
Herbal Medicines for Human Use - EU Monographs. European Medicine Agency. (2015) http://www.ema.europa.eu
/ema/index.jsp?curl=pages/medicines/landing/herbal_search.jsp&mid=WC0b01ac058001fa1d
Proença da Cunha, O. Roque (2008) “Plantas medicinais da Farmacopeia Portuguesa” 1ª ed., Fundação Calouste
Gulbenkian, Lisboa,
Samuelson G., (1999)Drugs of Natural Origin – A Textbook of Pharmacognosy.Ed. Swedish Pharmaceutical Press.
Sweden
Scientific Databases:
Web of Knowledge:http://apps.webofknowledge.com/UA_GeneralSearch_input.do?product=UA&
search_mode=GeneralSearch&SID=Q2x9ry9DnffLOSUyvK3&preferencesSaved=
PubMed:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed