Questões Especiais de Psicologia do Desenvolvimento
3
2020-2021
01741109
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Noções-base de psicologia do desenvolvimento (cf. unidades curriculares 1º ano – Psicologia do Desenvolvimento I; Psicologia do Desenvolvimento II).
Métodos de Ensino
Conjuga-se a metodologia expositiva – em cada tópico a Docente faz uma síntese introdutória dos conceitos e modelos teóricos respetivos – com a exposição, pelos alunos, de resultados de investigações contemporâneas sobre esse tópico (diferentes grupos tratam tópicos particulares e deverão fundamentar a sua concretização com uma investigação/texto científico relevante e atual).
Resultados de Aprendizagem
Alicerçando-se nos fundamentos básicos de Psicologia do Desenvolvimento (cf. disciplinas básicas de Psicologia do Desenvolvimento), esta unidade curricular visa estimular os alunos a adoptarem uma perspetiva e abordagem do desenvolvimento integrada e complexa: simultaneamente desenvolvimental, sistémica e ecológica. Pretende-se que reconheçam a necessidade de conciliar (no estudo do desenvolvimento) variáveis do sujeito, do contexto ambiental, histórico-social e da família (enquanto mediadora).
Resultados de aprendizagem
Saber analisar, integrar e atualizar questões contemporâneas relativas ao desenvolvimento ao longo da vida; reconhecendo particularmente a necessidade de integração de diferentes abordagens e de conceitos de diversos domínios do desenvolvimento humano e saber recorrer a diferentes quadros teóricos de análise.
Estágio(s)
NãoPrograma
Questão 1 – Integração de conceitos fundamentais em psicologia do desenvolvimento: continuidades, transições, pontos de viragem ao longo da vida (discussão crítica – M. Rutter).
Questão 2 – Verdadeiros e falsos debates em psicologia do desenvolvimento: inato / adquirido: a) modelo de Shonkoff; b) temperamento; c) intervenção precoce); d) O cognitivo e o psicossocial (e.g. “teoria da mente”).
Questão 3 - Vinculação & desenvolvimento: a) Os "modelos operantes internos" versus infirmações do meio; b) Moderadores da relação (e.g. risco ambiental); c) Vinculação nos anos escolares.
Questão 4 – Desenvolvimento operatório & “outras aquisições” cognitivas no período escolar.
Questão 5 – Desenvolvimento cognitivo e psicossocial na adolescência; a) operatório formal e desempenhos sociais (e.g. raciocínio complexo como factor de proteção).
Questão 6 – Identidade: meio-adolescência: modelos socioculturais contemporâneos (Berzonsky) & variáveis familiares – influências recíprocas.
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Componente teórica - consta de exame escrito (conforme combinado na 1ª aula) + resposta a uma questão que incide na conjugação das teses de dois autores contemporâneos, escolhidos em cada ano letivo, a partir de dois textos: 50.0%
Componente prática - consta da apresentação (na aula) do tema seleccionado pelo grupo e do relatório escrito sobre o mesmo: 50.0%
Bibliografia
Cassidy; J & P. Shaver, P. (Eds.) (2008). Handbook of attachment. Theory, research, and clinical applications. N.Y.: Guilford Press.
Goldstein, S., & Brooks, R. S. (Eds.), (2006). Handbook of resilience in children. N. Y.: Springer.
Goswami, U. (Ed.), (2011). The Wiley-Blackwell handbook of childhood cognitive development, Wiley_Blackwell.
Killen, M., & Coplan, R. J. (Eds.), (2011). Social development in childhood & adolescence. Malden: Wiley-Blackwell.
Kroger, J. (2007). Identity development. Adolescence through adulthood. 2th ed.,Thousand Oaks: SAGE.
Machado, T. S. (2007). Padrões de vinculação aos pais em adolescentes e jovens adultos e adaptação à Universidade: Revista Portuguesa de Pedagogia, 42 (3), 5-28.
McCartney, K. & Phillips, D. (Eds.), (2008). Blackwell handbook of early childhood development, M.A: Blackwell Publi.