Necessidades Educativas Especiais.
3
2019-2020
01741115
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Unidades curriculares e conhecimentos: Biologia e Genética; Psicologia do Desenvolvimento I e II; Psicopatologia I e II; Neuropsicologia.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise crítica de textos e DVD.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender a diversidade, a complexidade e as características essenciais dos diferentes tipos de necessidades educativas especiais.
- Entender o enquadramento legal e a organização do atendimento dispensado a alunos com necessidades educativas especiais no nosso país.
- Caracterizar e identificar as dificuldades de aprendizagem.
- Obter conhecimentos sobre métodos e técnicas de avaliação e de intervenção especificamente direccionados para as necessidades educativas especiais.
- Permitir a aproximação à realidade da prática psicopedagógica nas necessidades educativas especiais.
- Realizar avaliações psicológicas e/ou psicoeducativas numa perspectiva de identificação e/ou de desenvolvimento de intervenções individualizadas.
- Delinear e implementar intervenções ajustadas à especificidade dos casos de necessidades educativas especiais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I - Necessidades Educativas Especiais (NEE): Conceitos de Deficiência, Incapacidade e Funcionalidade. Definições, tipos e prevalência de NEE.
Módulo II - Áreas Transversais da Intervenção nas NEE - Inclusão Intervenção Precoce, Flexibilidade Curricular e Transição para a Vida Pós-Escolar
Módulo III - Dificuldades de Aprendizagem (DA): Identificação, Caracterização e Intervenção. Definições. Critérios de Identificação. Tipos de DA. Avaliação. Intervenções direccionadas para a promoção do funcionamento cognitivo e/ou motivacional.
Módulo IV - Dificuldades Específicas de Aprendizagem da Leitura. Dificuldades relativas à descodificação e/ou à compreensão. Dislexia: Identificação e caracterização. Taxinomias e determinantes. Avaliação. Métodos reeducativos.
Módulo V - Dificuldades Específicas de Aprendizagem da Escrita: Caracterização das dificuldades relativas ao produto e/ou ao processo escrito. Avaliação. A reeducação da disortografia. A promoção do processo de escrita.
Métodos de Avaliação
Periodica
Provas do tipo C-realização de trabalhos práticos no âmbito das aulas: 20.0%
Prova do tipo B-avaliação de um trabalho de síntese em formato de artigo, apresentado por escrito e oralmente no decurso das aulas : 30.0%
Prova do tipo A-média ponderada, arredondada às décimas, do somatório da nota do exame: 50.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Correia, L. M. (Ed.) (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais. Um guia para educadores e professores (2ª ed. rev). Porto: Porto Editora.
Cruz, V. M. L. (2009). Dificuldades de aprendizagem específicas. Lisboa: Lidel.
MacArthur, C. A., Graham, S. & Fitzgerald, J. (Eds.) (2006). Handbook of writing research. New York: Guilford Press.
Reid, G. (2009). The Routledge companion to dyslexia. London: Routledge.
Shaywitz, S. (2005). Overcoming dyslexia: a new and complete science-based program for reading problems at any level. New York : A. A. Knopf.
Swanson, H., Harris, K. & Graham, S. (2003). Handbook of learning disabilities. New York: Guilford Press.