Necessidades Educativas Especiais.

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01741115
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades curriculares e conhecimentos: Biologia e Genética; Psicologia do Desenvolvimento I e II; Psicopatologia I e II; Neuropsicologia.

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise crítica de textos e DVD.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender a diversidade, a complexidade e as características essenciais dos diferentes tipos de necessidades educativas especiais.

- Entender o enquadramento legal e a organização do atendimento dispensado a alunos com necessidades educativas especiais no nosso país.

- Caracterizar e identificar as dificuldades de aprendizagem.

- Obter conhecimentos sobre métodos e técnicas de avaliação e de intervenção especificamente direccionados para as necessidades educativas especiais.

- Permitir a aproximação à realidade da prática psicopedagógica nas necessidades educativas especiais.

- Realizar avaliações psicológicas e/ou psicoeducativas numa perspectiva de identificação e/ou de desenvolvimento de intervenções individualizadas.

- Delinear e implementar intervenções ajustadas à especificidade dos casos de necessidades educativas especiais.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I - Necessidades Educativas Especiais (NEE): Conceitos de Deficiência, Incapacidade e Funcionalidade. Definições, tipos e prevalência de NEE.

Módulo II -  Áreas Transversais da Intervenção nas NEE -  Inclusão Intervenção Precoce, Flexibilidade Curricular e Transição para a Vida Pós-Escolar

Módulo III - Dificuldades de Aprendizagem (DA): Identificação, Caracterização e Intervenção. Definições. Critérios de Identificação. Tipos de DA. Avaliação. Intervenções direccionadas para a promoção do funcionamento cognitivo e/ou motivacional.

Módulo IV - Dificuldades Específicas de Aprendizagem da Leitura. Dificuldades relativas à descodificação e/ou à compreensão. Dislexia: Identificação e caracterização. Taxinomias e  determinantes. Avaliação. Métodos reeducativos.

Módulo V - Dificuldades Específicas de Aprendizagem da Escrita: Caracterização das dificuldades relativas ao produto e/ou ao processo escrito. Avaliação. A reeducação da disortografia. A promoção do processo de escrita.

Métodos de Avaliação

Periodica
Provas do tipo C-realização de trabalhos práticos no âmbito das aulas: 20.0%
Prova do tipo B-avaliação de um trabalho de síntese em formato de artigo, apresentado por escrito e oralmente no decurso das aulas : 30.0%
Prova do tipo A-média ponderada, arredondada às décimas, do somatório da nota do exame: 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Correia, L. M. (Ed.) (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais. Um guia para educadores e professores (2ª ed. rev). Porto: Porto Editora.

Cruz, V. M. L. (2009). Dificuldades de aprendizagem específicas. Lisboa: Lidel.

MacArthur, C. A., Graham, S. & Fitzgerald, J. (Eds.) (2006). Handbook of writing research. New York: Guilford Press.

Reid, G. (2009). The Routledge companion to dyslexia. London: Routledge.

Shaywitz, S. (2005). Overcoming dyslexia: a new and complete science-based program for reading problems at any level. New York : A. A. Knopf.

Swanson, H., Harris, K. & Graham, S. (2003). Handbook of learning disabilities. New York: Guilford Press.