Psicofarmacologia Clínica para Psicólogos

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
01741180
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

São usados vídeos, práticas e discussões em grupo com comentário de práticas,  textos ou de outro material, e exposição por parte do docente. É dada enfâse à apresentação de casos clínicos.

Resultados de Aprendizagem

Introduzir os estudantes de Psicologia no contexto da prescrição e utilização terapêutica de psicofármacos, dando ênfase aos aspectos ligados à profissão psicológica.

Além disso, deverão adquirir os conhecimentos necessários sobre os diferentes tipos de drogas e grupos farmacológicos utilizados no manuseamento dos distúrbios psicológicos, sua complexidade de acção, indicações terapêuticas, mecanismos psicológicos associados à sua acção, reacções adversas, sintomas de ressaca e outros, potencialmente de interesse no exercício profissional da Psicologia. Os conteúdos desta disciplina são comunicados no contexto de um modelo psicológico integrado. Usa-se o modelo de psicofarmacologia baseado na droga (Moncrieff & Cohen, 2005).

Estágio(s)

Não

Programa

HISTÓRIA DA PSICOFARMACOLOGIA MODERNA

BREVE INTRODUÇÃO À FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA

DEPRESSORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

OS BARBITÚRICOS

AS BENZODIAZEPINAS E ANSIOLÍTICOS DE SEGUNDA-GERAÇÃO

OUTROS

ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

DROGAS ULITIZADAS NO TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS

OS ANTIDEPRESSORES (ANTIDEPRESSIVOS)

OS ESTABILIZADORES DE HUMOR

OS ANTIPSICÓTICOS

PSICOFARMACOLOGIA DAS CRIANÇAS E JOVENS

PSICOFARMACOLOGIA GERIÁTICA

OS TRATAMENTOS HERBAIS

INTEGRANDO OS TRATAMENTOS FARMACOLÓGICOS E OS TRATAMENTOS PSICOLÓGICOS

DO MODELO CENTRADO NA DOENÇA AO MODELO CENTRADO NA DROGA

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Breggin, P. (2016). Rational Principles of Psychopharmacology for Therapists, Healthcare Providers and Clients. Journal of Contemporary Psychotherapy, 46:1–13. DOI 10.1007/s10879-015-9307-2

Field, M. & Cartwrigth-Hatton, S. (2015). Essential Abnormal & Clinical Psychology. SAGE Publications, Inc.

Greenberg, G. (2013). The book of woe: the DSM and the unmaking of psychiatry. Penguin Books Ltd.

Kirsch, I., Moore, T. J., Scoboria, A., & Nicholls, S. S. (2002a). The emporer's new drugs: An analysis of antidepressant medication data submitted to the U.S. Food and Drug Administration. Prevention & Treatment, 5, Article 23. Disponível na internet: http://www.journals.apa.org/prevention/volume5/pre0050023a.html

 Moncrief, J. & Cohen, D. (2004). RETHINKING MODELS OF PSYCHOTROPIC DRUG ACTION. Psychotherapy and Psychosomatics 2005;74:145-153

Oliveira, I., Schwartz, T. & Stahl, S. (2014). Integrating Psychotherapy and Psychopharmacology: a handbook for clinicians. Routledge.