Psicofarmacologia Clínica para Psicólogos

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
01741180
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

 

Métodos de Ensino

São usados vídeos, práticas e discussões em grupo com comentário de práticas,  textos ou de outro material, e exposição por parte do docente. É dada enfâse à apresentação de casos clínicos.

Resultados de Aprendizagem

Introduzir os estudantes de Psicologia no contexto da prescrição e utilização terapêutica de psicofármacos, dando ênfase aos aspectos ligados à profissão psicológica.

Além disso, deverão adquirir os conhecimentos necessários sobre os diferentes tipos de drogas e grupos farmacológicos utilizados no manuseamento dos distúrbios psicológicos, sua complexidade de acção, indicações terapêuticas, mecanismos psicológicos associados à sua acção, reacções adversas, sintomas de ressaca e outros, potencialmente de interesse no exercício profissional da Psicologia. Os conteúdos desta disciplina são comunicados no contexto de um modelo psicológico integrado. Usa-se o modelo de psicofarmacologia baseado na droga (Moncrieff & Cohen, 2005).

Estágio(s)

Não

Programa

História da Psicofarmacologia Moderna

Breve Introdução à Farmacocinética e Farmacodinâmica

Depressores do Sistema Nervoso Central

Os Barbitúricos

As Benzodiazepinas e Ansiolíticos de Segunda-Geração

Outros

 

Estimulantes do Sistema Nervoso Central

Drogas Ulitizadas no Tratamento dos Distúrbios Psicológicos

Os Antidepressores (Antidepressivos)

Os Estabilizadores de Humor

Os Antipsicóticos

Psicofarmacologia das Crianças e Jovens

Psicofarmacologia Geriática

 

Os Tratamentos Herbais

Integrando os Tratamentos Farmacológicos e os Tratamentos Psicológicos

Do Modelo Centrado na Doença ao Modelo Centrado na Droga

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Lopes Pires

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bezchlibnyk-Butler, K., & Jeffries, J. (2002). Clinical Handbook of Psychotropic Drugs. Twelfth revised edition. Toronto: Hogrefe & Huber Publishers

Kirsch, I., Moore, T. J., Scoboria, A., & Nicholls, S. S. (2002a). The emporer's new drugs: An analysis of antidepressant medication data submitted to the U.S. Food and Drug Administration. Prevention & Treatment, 5, Article 23. Disponível na internet: http://www.journals.apa.org/prevention/volume5/pre0050023a.html

 Moncrief, J. & Cohen, D. (2004). RETHINKING MODELS OF PSYCHOTROPIC DRUG ACTION. Psychotherapy and Psychosomatics 2005;74:145-153

 Pettit, J. W., Zachary, R. V., & Joiner, T. E. (2001). Combined treatments for depression. In M. T. Sammons, & N. B. Schmidt, (Eds). Combined treatments for mental disorders: a guide to psychological and pharmacological interventions. Phelps,L.,Brown,R.T.,&Power,T.J.(2002).Pediatric Psychopharmacology:Combining Medical and Psychosocial Interventions.Washington DC,American Psychological Association