Anatomia, Histologia e Fisiologia Humana II

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01550772
Área Científica
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOMÉDICAS
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de anatomia, histologia, fisiologia, biologia e físico-química.

Métodos de Ensino

Admissão a Exame Final: Consiste na avaliação do aluno ao longo do semestre tendo como base a assiduidade, a pontualidade, as atitudes evidenciadas nas aulas e no trabalho em equipa, os conhecimentos demonstrados e a sua aplicação. [0 - 20 valores] Exame Final: Avaliação final através de uma prova escrita. A prova de avaliação final respeita a todos os temas integrados no programa da unidade curricular e aos respectivos pré-requisitos. É necessário atingir 50% da cotação deste exame escrito. [0 - 20 valores] Nota Final: média aritmética da nota de admissão com a nota do exame final.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer conhecimentos sobre a morfofisiologia humana de forma integrada, subordinada aos objectivos de formação do curso, e desenvolver aptidões e competências indispensáveis para o uso deste conhecimento na pesquisa Biomédica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Sistema endócrino — Conceito de hormona e seus mecanismos de acção. Glândulas de secreção endócrina. Sistema neuroendócrino difuso. Bioquímica hormonal e dos peptídeos activos. 2. Sistema imunológico 3. Anatomofisiologia Humana dos órgãos dos sentidos 4. Aparelho digestivo — Órgãos anexos ao tubo digestivo e sua importância na manutenção da homeostasia. 5. Aparelho circulatório — Morfofisiologia do coração, sistema arterial e venoso. Sistema linfático. Auscultação cardíaca, onda de pulso e electrocardiograma, com relação dos fenómenos fisiológicos relacionados com estes exames e aplicação em termos de investigação Biomédica. 6. Aparelho respiratório — Morfofisiologia, com destaque para os aspectos relacionados com a sua histologia. 7. Aparelho urinário — Anatomia, Histologia e Fisiologia, relacionando a morfologia com a fisiologia, e função do renal na manutenção da homeostasia. 8. Aparelho reprodutor e mama — Morfofisiologia, histologia e histofisiologia.

Docente(s) responsável(eis)

Eduardo Leitão Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Mini Testes: 20.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Livros e Monografias: / Text books: Gonçalves C, Bairos V. Histologia Texto e Imagens. Imprensa da Universidade, Coimbra, 2006 Frank H. Netter. Atlas of Human Anatomy, Icon Learning Systems, 2003. Mader. Understanding Human Anatomy & Physiology, Seventh Edition; Longenbaker, McGraw-Hill, 2011 VanPutte, Regan e Russo. Seeley’s Essentials of Anatomy and Physiology; Ninth Edition; McGraw-Hill, 2015 Direcções na web: / Web resources: Histologia de Mamíferos, Univ. De Delaware: http://www.udel.edu/biology/Wags/histopage/histopage.htm Guia de Estudo de Histologia, Southern Illinois University, Scholl of Medicine: http://www.siumed.edu/~dking2/index.htm Inner Body: http://www.innerbody.com/htm/body.html Henry Gray. Anatomy of the Human Body http://www.bartleby.com/107/ Anatomy – MedlinePlus: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/anatomy.html