Farmacocinética Clínica

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01550807
Área Científica
CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA SAÚDE
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Para atingir com sucesso e facilidade os objetivos da presente unidade curricular, o estudante deve ter tido aproveitamento positivo à unidade curricular de Farmacologia e Biomatemática lecionadas no 1.º ano.
Será também importante ter conhecimentos base de leitura do inglês e espanhol para utilizar alguma da informação disponibilizada pelo docente.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas consistirão na exposição oral da matéria, sendo, integradas metodologias pedagógicas (debates e seminários apresentados por profissionais específicos de determinadas áreas clínicas) que incentivem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem para motivar o aluno pelas matérias lecionadas. Nas aulas teórico-práticas, serão realizados exercícios práticos que aplicam os conceitos teóricos e simultaneamente simulam a realidade da prática clínica, com análise, interpretação e discussão de resultados.

Resultados de Aprendizagem

O estudante deverá compreender pormenorizadamente a fase farmacocinética associada à administração de medicamentos bem como a sua influência na racionalização, otimização e individualização da terapêutica farmacológica a nível clínico.
Para completar com sucesso a unidade curricular, o estudante deverá também compreender a importância da análise qualitativa e quantitativa associada à caracterização dos processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção e ainda os fatores fisiopatológicos condicionantes e as suas implicações nos programas de descoberta de novos fármacos e na monitorização sérica da farmacoterapia.
A integração da aquisição destes conhecimentos com a capacidade de utilizar modelos matemáticos que caracterizam a evolução temporal das concentrações de fármacos em fluidos biológicos revelar-se-á, assim, fundamental para que o aluno compreenda a influência de variáveis fisiopatológicas no perfil farmacocinético e respetiva aplicação clínica dos medicamentos.

Estágio(s)

Não

Programa

Conhecer os objetivos gerais e os objetos de estudo da farmacocinética clínica e implicações no desenvolvimento, otimização a terapêutica farmacológica;
Aprofundar os conhecimentos do ciclo geral do medicamento no organismo e fatores condicionantes;
Perceber a importância da aplicação da farmacocinética nos programas de descoberta e desenvolvimento de fármacos;
Conhecer e distinguir os modelos matemáticos que caracterizam a evolução temporal das concentrações de fármacos em fluidos biológicos;
Distinguir modelos farmacocinéticos não compartimentais e modelos compartimentais;
Aplicar modelos farmacocinéticos na avaliação de ensaios de BD/BE e em departamentos de Farmacocinética Clínica, com interpretação dos resultados;
Calcular e interpretar parâmetros cinéticos;
Perceber e prever a influência de fatores fisiopatológicos e clínicos do doente na terapia farmacológica e ajuste posológico;
Conhecer exemplos específicos de monitorização farmacocinética de fármacos a nível hospitalar.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Margarida Coutinho de Seabra Castel-Branco Caetano

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Mini Testes: 20.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

W. Evans, J. Schentag, W. Jusko (1992); Applied Pharmacokinetics: Principles of Therapeutic Drug Monitoring. 3th Ed. Vancouver: Applied Therapeutics.
P.P. LeBlanc, et al (1999); Tratado de Biofarmácia e Farmacocinética. Nº 7, Colecção Ciência e Técnica, Instituto Piaget.
M. Rowland and T.N. Tozer (1995); Clinical Pharmacokinetics: Concepts and Applications. 3rd Ed., Lippincott Williams & Wilkins.
L. Shargel, et al (2005); Applied Biopharmaceutics & Pharmacokinetics. 5th Ed., McGraw-Hill.
S. Guimarães et al (2006); Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas. 5ª edição, Porto Ed.
M.E. Winter (2010); Basic Clinical Pharmacokinetics. 5th Ed, Williams & Wilkins.
S.S. Jambhekar & Breen P.J. (2012); Basic Pharmacokinetics. 2nd Ed., Pharmaceutical Press .
Bibliografia complementar fornecida pelo Professor da unidade curricular (Capítulo de Livros, Guidelines Internacionais e Artigos científicos).