Metabolismo

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01551213
Área Científica
CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA SAÚDE
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve possuir conhecimentos fundamentais de Química Orgânica, Química Analítica, Biologia Celular e Molecular, de Bioquímica Estrutural e de Anatomofisiologia, bem como da língua Inglesa.

Métodos de Ensino

As teóricas são de exposição dos conceitos mais relevantes sobre os diferentes assuntos do metabolismo dos diferentes órgãos, procurando integrar essa informação com a orientação para a procura e aquisição de conhecimentos necessários aos objetivos definidos. Os estudantes são estimulados a intervir na aula analisando casos práticos que proporcionem aquisição e aplicação de conhecimentos, para que as aulas sejam participadas.

As laboratoriais consolidam conceitos e ensinam os estudantes a estar no Laboratório, pensar, identificar e resolver problemas, a apresentar e a discutir os resultados.

Resultados de Aprendizagem

Metabolismo engloba um enorme conjunto de conhecimentos essenciais para as áreas bioanalíticas, incluindo a nutrição, análises clínicas, toxicológicas e bromatológicas.

Os estudantes deverão conhecer e compreender as principais vias metabólicas no organismo humano e as funções dos componentes maioritários da dieta, a bioenergética, a integração do metabolismo e a sua regulação, conhecimentos essenciais para a compreensão dos estados de saúde ou de doença; os conhecimentos adquiridos permitirão desenvolver competências para entender a avaliação analítica aplicada à clínica, aos alimentos, ambiente, estados nutricionais e mecanismos de toxicidade de xenobióticos. Os trabalhos experimentais ilustram e dão realce a alguns dos aspetos programáticos relevantes das aulas teóricas, facilitando a consolidação de conhecimentos e a aquisição de competências para identificar e resolver problemas, adaptar as metodologias preconizadas, a apresentar e discutir os resultados obtidos.

Estágio(s)

Não

Programa

Teóricas

Vias metabólicas; Formas de energia celular e suas funções; funções dos órgãos e reg. do metabolismo. Especificidade metabólica dos órgãos

Metabolismo dos glúcidos; Glicólise; Ciclo de Krebs e síntese aeróbica de ATP

Metabolismo do glicogénio; Via da gluconeogénese e do Shunt das pentoses; Homeostase da glucose; Alterações no metabolismo dos glúcidos

Metabolismo e organização dos lípidos; Oxidação, biossíntese e armazenamento de ácidos gordos; Cetogénese. Alterações e aterosclerose

Metabolismo de proteínas e aminoácidos; Equilíbrio e Turnover; Biossíntese de aminoácidos e aminas biogéneas

Integr. das vias metabólicas; Adaptação e interrelação em diferentes estados nutricionais

Importância do metabolismo na avali. analítica aplicada à clínica, aos alimentos, ambiente, estados nutricionais e mecanismos de toxicidade de xenobióticos

Práticas

Digestão de dissacarídeos e polissacarídeos; Quantificação do lactato, fosfolípidos, colesterol e da ureia; Extração de lípidos.

Docente(s) responsável(eis)

José Barata Antunes Custódio

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

D. Voet; J. G. Voet. Biochemistry. 4rd Edition, John Wiley & Sons, Inc. USA.

J.M. Berg, J. L. Tymoczko, L. Stryer. Biochemistry. 5th Edition, Freeman, New York.

T. Devlin. Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations. 4thEd. Wiley-Liss, NY