Tecnologias Analíticas

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01551224
Área Científica
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos de base fundamentais devem ser adquiridos nas disciplinas de física, química e química analítica. É também fundamental um bom domínio do cálculo matemático e da estatística. Os conhecimentos de química inorgânica, orgânica e química-física são de natureza complementar.

Métodos de Ensino

No ensino teórico segue-se baseia-se em aulas expositivas (PowerPoint). Nos trabalhos de laboratório os alunos trabalham em grupo de forma cooperativa e são orientados na execução do processo experimental. Os alunos são estimulados a participar ativamente nas aulas práticas-laboratoriais.

Na avaliação realiza-se um exame escrito final sobre o ensino teórico (15/20) e um teste escrito final sobre o ensino prático-laboratorial (5/20) que engloba os fundamentos do ensino prático e laboratorial e aspetos práticos da execução laboratorial.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina visa o estudo dos métodos instrumentais de análise de maior utilização na área das Ciências Bioanalíticas. Espera-se que os alunos:

-Compreendam os princípios físicos e químicos subjacentes aos métodos instrumentais de análise estudados.

-Compreendam as potencialidades e limitações dos métodos instrumentais de análise estudados na resolução de problemas analíticos;

-Adquiram noções básicas de instrumentação analítica e suas características de performance analítica;

-Selecionem o métodos analítico mais adequado para analisar um dado analito e matriz;

-Aprendam a operar os instrumentos analíticos, calibrar e analisar os dados das experiências.

Com as aulas práticas e laboratoriais é expectável que os alunos sejam capazes de:

-Executar com destreza e eficiência trabalhos laboratoriais;

-Cumprir regras de segurança e proteção ambiental;

-Analisar e apresentar os resultados laboratoriais de forma rigorosa, clara e concisa:

-Elaborar relatórios e cadernos laboratoriais.

Estágio(s)

Não

Programa

TEÓRICA

Métodos Espectrofotométricos

- Instrumentação

- Aplicações analíticas:

    - Espectroscopia de absorção molecular (UV/VIS)

    - Luminescência

    - Fluorescência

    - Quimioluminescência

Espectroscopia no infravermelho (FTIR)

Análise Térmica (DSC, TG, PLTM)

Difração de Raios-X (SXD e XRPD)

Sensores Químicos e Biossensores

PRÁTICA

Determinação espectrofotométrico de nitrito pelo reagente de Griess

Determinação simultânea da cafeína e ácido acetilsalicílico em comprimidos de Melhoral®

Quantificação do ácido salicílico em comprimidos de aspirina através de espectrofotometria de UV-Vis derivativa

Determinação espectrofluorimétrica do cloridrato de propanolol em comprimidos de Inderal®

Determinação da constante de estabilidade do complexo de associação da Riboflavina com a Cafeína

Quantificação do H2O2 numa água oxigenada comercial por quimioluminescência

Estudo do polimorfismo da pirazinamida por FTIR

Estudo do polimorfismo do paracetamol por DSC.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel Silva Gomes Barbosa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

Skoog, D.A.; Holler, T.A., Crouch, S. R. Principles of instrumental analysis. 6 ed. Brooks/Cole. 2007.

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H. H. Willard, Instrumental Methods of Analysis. 7 ed. Belmont: Wadsworth Publishing Company. 1988.

Schwedt, G.. The essential guide to analytical chemistry. Chichester: John Wiley & Sons. 1999.

R. Kellner, Analytical chemistry: the approved text to the FECS curriculum analytical chemistry. Weinheim: Wiley-VCH. 1998.

Monk, P., Fundamentals of Electroanalytical Chemistry, Jonh Wiley & Sons, 2001.

Craig. D.Q.M. Thermal Analysis of Pharmaceuticals. CRC press 2007.

Brown, M.E. Introduction to thermal analysis. Kluwer Academic Publishers, 2001.

Watson, David G.; Pharmaceutical Analysis: A Textbook for Pharmacy Students and Pharmaceutical Chemists. 3 ed. Churchill Livingstone Elsevier, 2012.