Metrologia e Validação Analítica

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01551241
Área Científica
QUALIDADE E CERTIFICAÇÃO
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos recomendados enquadram-se nos conhecimentos, competências técnicas alcançadas nas unidades curriculares, Química Geral, Química Orgânica, Química Analítica e Métodos Instrumentais de Análise, para atingir com sucesso os objectivos definidos na unidade curricular.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com uma forte componente de diálogo recorrendo essencialmente a meios visuais. Estudo de casos práticos constantes na bibliografia recomendada pelos docentes. A avaliação contínua contempla, projectos de equipa, resoluções de problemas, estudos de caso, participação em discussões, e 2 testes parcelares de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento Pedagógico.

Avaliação da contínua da componente laboratorial: apresentação de relatórios dos trabalhos laboratoriais e discussão de casos práticos. Implementação de uma actividade laboratorial.

Resultados de Aprendizagem

A Metrologia é a ciência das medições, abrange aspetos teóricos e práticos que garantem a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição e realização de ensaios. Assim um dos objetivos desta unidade curricular é dar aos estudantes as bases e conceitos da metrologia necessários ao trabalho de rotina num laboratório de análises. Um outro objectivo é o desenvolvimento dos conceitos relacionados com a estratégia e implementação da validação analítica, aplicação das Boas Práticas de Laboratório, fases do estudo, métodos analíticos, avaliação dos pontos críticos, elaboração de protocolos e relatórios de validação, e revalidação, em conformidade com as recentes directrizes da EU.

Aplicação das metodologias analíticas e respetiva validação visa assegurar a sua conformidade com a utilização pretendida, e a implementação de novos métodos analíticos de forma a acompanhar a dinâmica actual subjacente a um laboratório.

Estágio(s)

Não

Programa

Definição de metrologia e controlo metrológico. História da metrologia. Papel do Instituto Português da Qualidade no controlo metrológico. Papel do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) no controlo metrológico mundial: Convenção do metro, funções e papel dos comités consultivos do BIPM. Regras para escrita dos nomes e símbolos das unidades e para expressão de valores e quantidades do SI. Consulta do Vocabulário Internacional de metrologia (VIM) para correta aplicação dos termos nos relatórios analíticos nos laboratórios. Incerteza de medição. Importância verificação, calibração e ajuste de instrumentos de medição. Validação analítica de métodos analíticos:conceitos fundamentais e terminologia. Parâmetros de validação: selectividade, especificidade, sensibilidade, limite detecção e quantificação, exactidão, precisão e robustez. Estabilidade. Critérios de aceitação. Materiais certificados. Métodos de referência. Revalidação analítica. Regulamentação e normas europeias.

Docente(s) responsável(eis)

Angelina Lopes Simões Pena

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Contínua
Outra: Assiduidade: 5.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Mini Testes: 45.0%

Bibliografia

Analytical method validation and instrument performance verification. Ed Wiley Interscience 2004.
Guideline Bioanalytical method validation.EMA. London, 2011.
Note for guidance validation of analytical procedures methodology /(CPMP/ICH/281/95), London.
Guidance for industry. Bioanalytical method validation, U.S Department Health and Human Services, FDA,USA, 2013.
Decisão Comissão CE/657/2002-Desempenho de métodos analíticos e interpretação dos resultados
Vocabulário Internacional de metrologia (2008) ed IPQ
Vocabulário Internacional de metrologia Legal (2009) ed. IPQ
SI Brochure: The International System of Units (SI), 8th ed, 2006; updated 2014
http://www.bipm.org/en/publications/si-brochure/
E. Batista, e col.Calibração of micropipettes: test methods and uncertainty analysis; measurement 2007;40:338
José Henrique e col. Química Nova, 2002vol25:111.
Guia para quantificação de incerteza em ensaios químicos (publicação PAC) 2007.
Metrologia Industrial 2011, Pedro Guedes ed ETEP.