Hidrologia e Edafologia
3
2019-2020
01551312
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Química Analítica.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas destinam-se à exposição dos conceitos do programa, convenientemente ilustrados com exemplos de aplicação relevantes. As aulas são leccionadas num tom informal, apelando à participação ativa dos estudantes.
Nas aulas laboratoriais, os estudantes executam determinações analíticas de parâmetros relevantes de amostras de água ou solo.
A avaliação da disciplina abrange as duas componentes. A componente teórica é avaliada através de exame. A componente prática está sujeita a uma avaliação contínua laboratorial (relatórios, execução laboratorial, assiduidade e participação).
Resultados de Aprendizagem
a) Fornecer conhecimentos sólidos sobre conceitos em Hidrologia e Edafologia;
b) Dar a conhecer aos estudantes a importância da água e do solo para a vida e contribuir para a sua correcta utilização;
c) Estudar os elementos, macro- e microconstituintes, que podem fazer parte da composição da água para consumo humano;
d) Dar a conhecer aos estudantes uma caracterização físico-química do solo e dos processos que nele ocorrem, tendo em vista a sua papel como meio essencial de produção alimentar;
e) Permitir que os estudantes sejam capazes de organizar um processo analítico completo;
f) Conferir ao estudante a capacidade de conhecer os diferentes tipos de água (para consumo humano, de nascente, minerais naturais e termais) suas origens, seus referenciais de qualidade e suas diferentes utilizações;
g) Contribuir para que os estudantes sejam capazes de entender e aplicar os conhecimentos que são fornecidos pela bibliografia científica;
h) Estimular a participação activa dos estudantes.
Estágio(s)
NãoPrograma
Aulas teóricas:
A água na Natureza. Ciclo hidrológico. Águas naturais e relações com litologia e solos. Poluição de águas naturais. Água destinada ao consumo humano. Parâmetros de qualidade físico-químicos e microbiológicos. Desreguladores endócrinos. Águas de nascente, minerais naturais e minerais naturais efervescentes. Águas termais. Origem, classificação e utilidades terapêuticas. Formação, propriedades físicas, minerais e matéria orgânica do solo. Água do solo: tipos, quantificação, retenção, deslocação, absorção pelas raízes. Atmosfera do solo. Química do solo: absorção e troca iónica, acidez e alcalinidade e sua correcção, reacções redox. Nutrientes e elementos tóxicos. Fertilidade e uso de fertilizantes. Erosão e poluição do solo. Análise, tratamento e recuperação de solos contaminados.
Aulas Laboratoriais:
Águas: Cl-, acidez e alcalinidade; dureza, Ca2+ e Mg2+; relação dureza/alcalinidade; oxidabilidade; Fe; F-. Solos: humidade; pH; acidez, H+ e Al3+ permutáveis; NO3-.
Docente(s) responsável(eis)
Luís Miguel Santos Loura
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 70.0%
Bibliografia
APHA, AWWA, WEF, 1999. Standard Methods for the Examination of water & Wastewater. A.E. Greenberg, L.S. Clesceri, A.D. Eaton, eds. 20th ed, Baltimore.
Botelho da Costa, J. 2004, Caracterização e constituição do solo. 7.ª Ed. Gulbenkian, Lisboa.
Chesworth, W., ed. 2008. Encyclopedia of soil science. Springer, Dordrecht.
Decreto-Lei (DL) 156/98 - Diário da Republica, I série (DR I) - A, 6 Jun 1998
DL 236/2007 - DR I, 164, 27 Aug 2007
DL 288/2001 - DR I - A, 10 Nov 2001
Evangelou, V. P. 1998. Environmental soil & water chemistry. Wiley, N.Y.
Foth, H. D. 1990.Fundamentals of soil science. 8th ed. Wiley, N.Y.
McGhee, T.J.,teel,E.W. 1991. Water Supply & Sewerage.McGraw-Hill, 6th ed., N.Y.
Pansu, M.,Gautheyrou, J. 2006. Handbook of soil analysis.Springer, Berlin.
Rodier, J. 1975. Analysis of Water Wiley, N.Y.
Stegmann, R., Brunner, G., Calmano, W., Matz, G., eds. 2001. Treatment of contaminated soil. Springer, Berlin.
WHO. 2004. Guidelines for Drinking-water Quality. 3rd ed., WHO, Genève.