Controlo de Qualidade Alimentar

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01551366
Área Científica
CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA SAÚDE
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos recomendados enquadram-se nos conhecimentos, competências técnicas alcançadas nas unidades curriculares, Química Orgânica, Química Analítica, Métodos Instrumentais de Análise, Bioquímica, Toxicologia e Análise dos Alimentos para atingir com sucesso os objectivos definidos na unidade curricular.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com forte componente de diálogo recorrendo essencialmente a meios visuais. Estudo de casos práticos na bibliografia recomendada pelos docentes.

Realização de trabalho escrito sobre casos práticos, apresentado oralmente e posterior discussão crítica em que todos os alunos intervêm. Os alunos são ensinados a estudar, pesquisar, a cooperar, escrever e expor as ideias

Actividades laboratoriais consolidam os conhecimentos adquiridos através da realização de trabalhos laboratoriais necessárias ao controlo de qualidade alimentar. Envolver alunos em problemas da indústria alimentar.

Resultados de Aprendizagem

Inclui um leque substancial de conhecimentos ligados ao alimento e ao futuro da alimentação numa abordagem integrada de diversos saberes interdisciplinares, de modo a garantir a Segurança alimentar tendo em especial atenção a Saúde Publica. Neste âmbito, fornece aos estudantes uma visão abrangente da utilização de aditivos alimentares para alimentação humana e animal, avaliação toxicológica/risco e legislação europeia; a contaminação química dos alimentos resultante da presença de substâncias químicas em níveis de risco para a saúde humana e dos processos de contaminação química que ocorrem nos alimentos durante a produção, transformação, acondicionamento, transporte e conservação. Pretende, garantir aquisição de conhecimentos essenciais que permitam a formação de especialistas no âmbito da estratégia da segurança alimentar da EU, que garante a rastreabilidade dos alimentos e a identificação dos riscos para a saúde humana, através do sistema de alerta rápido para alimentos e rações.

Estágio(s)

Não

Programa

Segurança Alimentar e Avaliação do risco. Autoridade Europeia de Segurança Alimentar; Legislação Alimentar; Implementação do sistema de HACCP como parte integrante do seu sistema de gestão da qualidade; Aditivos Alimentares: Aditivos que melhoram odor e sabor (intensificadores de sabor, aromatizantes e edulcorantes), Corantes, Conservantes, Antioxidantes, Espessantes e Emulsionantes. Aditivos para alimentação animal. Benefícios e Riscos; Contaminantes: Medicamentos de uso veterinário, Dioxinas, furanos e Bifenilos policlorados;Aminas biogénicas; Aminas heterocíclicas aromáticas; Acrilamida; Embalagem de alimentos.

Avaliação espectrofotométrica do teor em ácido fosfórico em refrigerantes de cola. Avaliação do teor em aspártamo em refrigerantes e bebidas energéticas por HPLC-UV. Determinação do ácido sórbico e benzóico em em iogurtes por HPLC-UV. Determinação de resíduos de enrofloxacina, ciprofloxacina e norfloxacina em múculo de frango; Determinação da aflatoxina A por ELISA.

Docente(s) responsável(eis)

Angelina Lopes Simões Pena

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Contínua
Outra: Assiduidade: 5.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Mini Testes: 45.0%

Bibliografia

www.efsa

Fennema Química dos Alimentos, 3ª ed, Editorial ACRIBIA, SA, Spain, 2010.

SILVAet al. Occurrence antibiotic residues in portuguese foodstuffs animal origin. Chap 5. Food Quality: Control, Analysis Consumer Concerns. Ed D.A.Medina, AM. Laine. Nova Science Publishers

DUARTE et al. Ochratoxin Mycotoxins and their implications in food safety. Ed. S.Duarte, C.Lino  A. Pena Future Science2014

ALMEIDA A.et al., Human /Veterinary Antibiotics in Portugal A Ranking for Ecosurveillance. Toxics, 2(2014)188.

DUARTE et al. Mycotoxin food and feed regulation and specific case of ochratoxin A: review worldwide status. Food Ad. Conta. Part A. 27(2010)1440.

PENA A.et al. Determination fluroquinolones residues in poultry muscle from Portugal. Anal. Bioanal. Chem. 397(2010)2615.

PENA A.et al. Determination tetracycline antibiotics residues edible swine tissues by liquid chromatography with spectrofluorimetric detection confirmation by mass spectrometry. J. Agr. Food Chem. 55( 2007) 4973