Fundamentos e Aplicações da Hipnose
3
2017-2018
01742072
Psicologia
Português
Espanhol
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns.
Métodos de Ensino
São usados vídeos, práticas e discussões em grupo com comentário de práticas, textos ou de outro material e exposição por parte do docente.
Resultados de Aprendizagem
Esta Unidade Curricular pretende introduzir os estudantes de Psicologia numa área de conhecimentos e de técnicas psicológicas que podem ser do maior interesse, tanto na investigação, como na prática profissional psicológica.
É dada uma relevância muito grande à História, aos fundamentos psicológicos da Hipnose, bem como às teorias que a fundamentam. As aulas integram, igualmente, exemplificações da prática hipnótica e áreas de aplicação da mesma.
Estágio(s)
NãoPrograma
História da hipnose
Teorias sobre Hipnose
Fundamentos psicológicos da hipnose
Técnicas básicas de hipnose
O Modelo de Pires & Ludeña
Áreas de aplicação da hipnose
Conclusões.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Lopes Pires
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Trabalhos de grupo: 50.0%
Trabalhos de índole individual: 50.0%
Bibliografia
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50, 179-211.
Barnier, A. J., Dienes, Z., & Mitchell, C. J. (2008). How hypnosis happens: New cognitive theories of hypnotic responding. In Nash, M., & Barnier, A. (Eds.) The Oxford Handbook of Hypnosis: Theory, Research, and Practice. Oxford University Press (pp 141-178).
Bowers, K. S. (1993). The Waterloo-Stanford Group C (WSGC) Scale of Hypnotic Susceptibility: Normative and comparative data. International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis, 41, 35–46.
Wagstaff, G. F. (2010). Hypnosis and the relationship between trance, suggestion, expectancy and depth: Some semantic and conceptual issues. American Journal of Clinical Hypnosis, 53, 47-59.
Weitzenhoffer, A. (2000). The practice of hypnotism, vol. 1, NY: John Wiley & Sons.