Teorias e Modelos de Resolução de Problemas
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2023-2024
01741977
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento das correntes teóricas da Psicologia.
Métodos de Ensino
Aprendizagem-baseada em problemas/projetos, cooperativamente. Aos conteúdos apresentados (por exposição teórica, análise de documentos escritos e audiovisuais, consulta de especialistas), acresce pesquisas ou sistematizações (com apoio de dinâmicas de grupo, experiências, visitas, fóruns de discussão) na elaboração de projetos acompanhados em tutoria. Seguindo uma metodologia de resolução de problemas, @s estudantes tomam decisões em autonomia e automonitorizam o trabalho e o grupo na abordagem de problemas reais: específica, mensurável, alcançável, relevante e dentro de um horizonte temporal.
Resultados de Aprendizagem
Definir problema
Concetualizar resolução de problemas
Caracterizar “espaço de problema”
Enquadrar a RP nas grandes correntes teóricas da Psicologia
Caracterizar RP nas afinidades e distâncias concetuais com outros processos psicológicos
Diferenciar métodos de: RP, promoção de RP e de investigação da RP
Aplicar modelos de RP na avaliação e intervenção psicológica
- modelos mentais
- modelos prescritivos de RP
Aprender com base em problemas
Explicar o desenvolvimento de comportamentos de resolução de problemas e refletir acerca da sua importância, em termos adaptativos em diferentes ambientes
Compreender a construção da perícia/expertise
Analisar problemas / Proceder à análise cognitiva de tarefas/problemas
Promover a resolução criativa de problemas
Confrontar RP com variáveis de personalidade (e.g. estilos)
Resolver problemas cooperativamente integrando conhecimentos e competências em trabalho de projeto
Perspetivar uso de ferramentas cognitivas por mediação/mediatização tecnológica.
Estágio(s)
NãoPrograma
Teorias da resolução de problemas ou o enquadramento teórico da RP no âmbito das grandes correntes teóricas da Psicologia
Conceitos: problema, espaço do problema e resolução de problemas
Tipos de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Modelos de resolução de problemas (e.g., do processamento de informação)
Modelos de etapas de RP
Representação dos Problemas, por “iniciados” e “peritos”
A construção da perícia / expertise
Afinidades e distâncias conceptuais da RP com outros processos psicológicos (tomada de decisões, metacognição, motivação, criatividade, …)
RP e personalidade: estilos
Aprendizagem baseada em problemas
Resolução cooperativa de problemas
Resolução criativa de problemas
Metodologias de investigação da resolução de problemas
Resolução de problemas e áreas de estudo e de intervenção baseadas em problemas
– relevância das abordagens em contextos sociais de educação / formação formal e informal.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Cristina Ferreira Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
Almeida, A.C.(2010). A resolução de problemas na encruzilhada da Psicologia: reflexão em torno da unificação. Psychologica, 53, 217-235.
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Jonassen, D.H. (2010). Learning to Solve Problems: A Handbook for Designing Problem-Solving Learning Environments. Oxford: Routledge.
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Malouff, J.M. (2011). “Over Fifty Problem Solving Strategies Explained” Teaching Problem Solving to College Students. http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED523992.pdf
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