Teorias e Modelos de Resolução de Problemas

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01741977
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento das correntes teóricas da Psicologia.

Métodos de Ensino

Aprendizagem-baseada em problemas/projetos, cooperativamente. Aos conteúdos apresentados (por exposição teórica, análise de documentos escritos e audiovisuais, consulta de especialistas), acresce pesquisas ou sistematizações (com apoio de dinâmicas de grupo, experiências, visitas, fóruns de discussão) na elaboração de projetos acompanhados em tutoria. Seguindo uma metodologia de resolução de problemas, @s estudantes tomam decisões em autonomia e automonitorizam o trabalho e o grupo na abordagem de problemas reais: específica, mensurável, alcançável, relevante e dentro de um horizonte temporal.

Resultados de Aprendizagem

Definir problema

Concetualizar resolução de problemas

Caracterizar “espaço de problema”

Enquadrar a RP nas grandes correntes teóricas da Psicologia

Caracterizar RP nas afinidades e distâncias concetuais com outros processos psicológicos

Diferenciar métodos de: RP, promoção de RP e de investigação da RP

Aplicar modelos de RP na avaliação e intervenção psicológica

- modelos mentais

- modelos prescritivos de RP

Aprender com base em problemas

Explicar o desenvolvimento de comportamentos de resolução de problemas e refletir acerca da sua importância, em termos adaptativos em diferentes ambientes

Compreender a construção da perícia/expertise

Analisar problemas / Proceder à análise cognitiva de tarefas/problemas

Promover a resolução criativa de problemas

Confrontar RP com variáveis de personalidade (e.g. estilos)

Resolver problemas cooperativamente integrando conhecimentos e competências em trabalho de projeto

Perspetivar uso de ferramentas cognitivas por mediação/mediatização tecnológica.

Estágio(s)

Não

Programa

Teorias da resolução de problemas ou o enquadramento teórico da RP no âmbito das grandes correntes teóricas da Psicologia

Conceitos: problema, espaço do problema e resolução de problemas

Tipos de problemas

Estratégias de resolução de problemas

Modelos de resolução de problemas (e.g., do processamento de informação)

Modelos de etapas de RP

Representação dos Problemas, por “iniciados” e “peritos”

A construção da perícia / expertise

Afinidades e distâncias conceptuais da RP com outros processos psicológicos (tomada de decisões, metacognição, motivação, criatividade, …)

RP e personalidade: estilos

Aprendizagem baseada em problemas

Resolução cooperativa de problemas

Resolução criativa de problemas

Metodologias de investigação da resolução de problemas

Resolução de problemas e áreas de estudo e de intervenção baseadas em problemas

– relevância das abordagens em contextos sociais de educação / formação formal e informal.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Ferreira Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Almeida, A.C.(2010). A resolução de problemas na encruzilhada da Psicologia: reflexão em torno da unificação. Psychologica, 53, 217-235.

 Davidson, J.E., & Sternberg, R.J. (Eds.) (2003). The psychology of problem solving. Cambridge University Press.

 Dreyfus, S.E. (2004). The five-stage model of adult skill acquisition. Bulletin of science, technology & society, 24(3), 177-181.

 Jonassen, D.H. (2010). Learning to Solve Problems: A Handbook for Designing Problem-Solving Learning Environments. Oxford: Routledge.

 Jonassen, D.H., & Hung, W. (2008). All Problems are Not Equal: Implications for Problem-Based Learning. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 2(2).

 Malouff, J.M. (2011). “Over Fifty Problem Solving Strategies Explained” Teaching Problem Solving to College Students. http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED523992.pdf

 Oon-Seng, T. (2007). Problem-based learning pedagogies: psychological processes and

enhancement of intelligences. ERPP 6(2), 101-114.