Teorias e Modelos de Resolução de Problemas

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01741977
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Português, com consulta de documentos em inglês, francês e espanhol

Métodos de Ensino

Aprendizagem cooperativa baseada em problemas/projetos. Com os conteúdos apresentados (exposição teórica, análise de documentos escritos e audiovisuais, consulta de especialistas), feitas pesquisas ou sistematizações (com apoio de dinâmicas de grupo, experiências, visitas, fóruns de discussão) são estruturados projetos acompanhados em tutoria. Seguindo uma metodologia de resolução de problemas, @s estudantes tomam decisões em autonomia e automonitorizam o trabalho e o grupo na abordagem de problemas reais: específica, mensurável, alcançável, relevante e dentro de um horizonte temporal.

Resultados de Aprendizagem

Definir problema e resolução de problemas

Concetualizar espaço de problema

Enquadrar a RP nas grandes correntes teóricas da Psicologia

Caracterizar RP nas afinidades e distâncias concetuais com outros processos psicológicos

Diferenciar métodos de: RP, promoção de RP e de investigação da RP

Aplicar modelos na avaliação e intervenção psicólogica

- modelos mentais

- modelos prescritivos de RP

Aprender com base em problemas

Explicar o desenvolvimento de comportamentos de resolução de problemas e refletir acerca da sua importância, em termos adaptativos em diferentes ambientes

Compreender a construção da perícia/expertise

Analisar problemas / Proceder à análise cognitiva de tarefas/jogos

Promover a resolução criativa de problemas

Confrontar RP com variáveis de personalidade (e.g. estilos)

Resolver problemas cooperativamente integrando conhecimentos e competências em trabalho de projeto

Perspetivar o uso de ferramentas cognitivas por mediação/mediatização tecnológica para aprender a RP

Estágio(s)

Não

Programa

Teorias da resolução de problemas ou o enquadramento teórico da RP no âmbito das grandes correntes teóricas da Psicologia

Conceitos: problema, espaço do problema e resolução de problemas

Tipos de problemas

Estratégias de resolução de problemas

Modelos de resolução de problemas (e.g., do processamento de informação)

Modelos de etapas de RP

Representação dos Problemas, por “iniciados” e “peritos”

A construção da perícia / expertise

Afinidades e distâncias conceptuais da RP com outros processos psicológicos (tomada de decisões, metacognição, motivação, criatividade, …)

RP e personalidade: estilos

Aprendizagem baseada em problemas

Resolução cooperativa de problemas

Resolução criativa de problemas

Metodologias de investigação da resolução de problemas

Resolução de problemas e áreas de estudo e de intervenção baseadas em jogo (gamificação, game-based learning e serious games) – relevância das abordagens em contextos sociais de educação / formação formal e não-formal.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Ferreira Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Csapó, B., & Funke, J. (2017). The nature of problem solving using research to inspire 21st century learning. Paris: OECD http://dx.doi.org/10.1787/9789264273955.

Ericsson, K., Hoffman, R., Kozbelt, A., & Williams, A. (Eds.). (2018). The Cambridge handbook of expertise and expert performance. Cambridge: Cambridge University Press. DOI: 10.1017/9781316480748.

González, C. (2014). Estrategias para trabajar la creatividad en la Educación Superior: pensamiento de diseño, aprendizaje basado en juegos y en proyectos. Revista de Educación a Distancia, 40.

Moreno-Pinado, W.E., & Tejeda, M.E. (2016). Estrategia didáctica para desarrollar el pensamiento crítico.  Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 15(2).

Rooney, P. & Whitton, N. (2016). Game-Based Learning and the Power of Play: Exploring Evidence, Challenges and Future Directions. Cambridge: Cambridge Scholars.

Suhr, J.A. (2015). Psychological assessment: a problem-solving approach. NY: The Guilford Press.