Teorias e Modelos de Resolução de Problemas
3
2019-2020
01741977
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Português, com consulta de documentos em inglês, francês e espanhol
Métodos de Ensino
Aprendizagem cooperativa baseada em problemas/projetos. Com os conteúdos apresentados (exposição teórica, análise de documentos escritos e audiovisuais, consulta de especialistas), feitas pesquisas ou sistematizações (com apoio de dinâmicas de grupo, experiências, visitas, fóruns de discussão) são estruturados projetos acompanhados em tutoria. Seguindo uma metodologia de resolução de problemas, @s estudantes tomam decisões em autonomia e automonitorizam o trabalho e o grupo na abordagem de problemas reais: específica, mensurável, alcançável, relevante e dentro de um horizonte temporal.
Resultados de Aprendizagem
Definir problema e resolução de problemas
Concetualizar espaço de problema
Enquadrar a RP nas grandes correntes teóricas da Psicologia
Caracterizar RP nas afinidades e distâncias concetuais com outros processos psicológicos
Diferenciar métodos de: RP, promoção de RP e de investigação da RP
Aplicar modelos na avaliação e intervenção psicólogica
- modelos mentais
- modelos prescritivos de RP
Aprender com base em problemas
Explicar o desenvolvimento de comportamentos de resolução de problemas e refletir acerca da sua importância, em termos adaptativos em diferentes ambientes
Compreender a construção da perícia/expertise
Analisar problemas / Proceder à análise cognitiva de tarefas/jogos
Promover a resolução criativa de problemas
Confrontar RP com variáveis de personalidade (e.g. estilos)
Resolver problemas cooperativamente integrando conhecimentos e competências em trabalho de projeto
Perspetivar o uso de ferramentas cognitivas por mediação/mediatização tecnológica para aprender a RP
Estágio(s)
NãoPrograma
Teorias da resolução de problemas ou o enquadramento teórico da RP no âmbito das grandes correntes teóricas da Psicologia
Conceitos: problema, espaço do problema e resolução de problemas
Tipos de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Modelos de resolução de problemas (e.g., do processamento de informação)
Modelos de etapas de RP
Representação dos Problemas, por “iniciados” e “peritos”
A construção da perícia / expertise
Afinidades e distâncias conceptuais da RP com outros processos psicológicos (tomada de decisões, metacognição, motivação, criatividade, …)
RP e personalidade: estilos
Aprendizagem baseada em problemas
Resolução cooperativa de problemas
Resolução criativa de problemas
Metodologias de investigação da resolução de problemas
Resolução de problemas e áreas de estudo e de intervenção baseadas em jogo (gamificação, game-based learning e serious games) – relevância das abordagens em contextos sociais de educação / formação formal e não-formal.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Cristina Ferreira Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
Csapó, B., & Funke, J. (2017). The nature of problem solving using research to inspire 21st century learning. Paris: OECD http://dx.doi.org/10.1787/9789264273955.
Ericsson, K., Hoffman, R., Kozbelt, A., & Williams, A. (Eds.). (2018). The Cambridge handbook of expertise and expert performance. Cambridge: Cambridge University Press. DOI: 10.1017/9781316480748.
González, C. (2014). Estrategias para trabajar la creatividad en la Educación Superior: pensamiento de diseño, aprendizaje basado en juegos y en proyectos. Revista de Educación a Distancia, 40.
Moreno-Pinado, W.E., & Tejeda, M.E. (2016). Estrategia didáctica para desarrollar el pensamiento crítico. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 15(2).
Rooney, P. & Whitton, N. (2016). Game-Based Learning and the Power of Play: Exploring Evidence, Challenges and Future Directions. Cambridge: Cambridge Scholars.
Suhr, J.A. (2015). Psychological assessment: a problem-solving approach. NY: The Guilford Press.