Teorias e Modelos de Resolução de Problemas

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01741977
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos e competências técnicas de planificação.

Métodos de Ensino

Ensino: Aprendizagem cooperativa com base em estruturação de conteúdos (exposição teórica, consulta bibliográfica, pesquisa), dinâmica de grupos, análise de documentos audiovisuais. Orientação dos projetos para resolução de problema identificado na área de formação. Preferencialmente, os planos integram atividades científicas em curso. Aplicações práticas, simulações, debate nas aulas, vertente prática.

Resultados de Aprendizagem

Definir resolução de problemas

Caracterizar RP nas afinidades e distâncias concetuais com outros processos

Identificar teorias da RP, com particular destaque para os modelos cognitivistas do insight edo processamento de informação

Discriminar metodologias de investigação da resolução de problemas

Aplicar modelos de resolução de problemas na avaliação e intervenção psicológica e educacional (modelos prescritivos ede aprendizagem baseada em problemas)

Explicar o desenvolvimento de comportamentos de resolução de problemas e refletir acerca da sua importância em termos adaptativos na organização do pensamento, tomada de decisões e complexificação cognitiva

Analisar «perícia»

Resolver criativamente problemas

Confrontar RP com variáveis de personalidade e de mediação para a aprendizagem

Aprender cooperativamente integrando conhecimentos e competências em trabalho de projeto

Protagonizar o uso de ferramentas cognitivas pela mediatização de meios tecnológicos de informação/comunicação.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos de problema e de resolução de problemas

Tipos de problemas em diferentes classificações

Resolução de problemas: dimensões e elementos de definição; afinidades e distâncias conceptuais com outros processos psicológicos (essencialmente, cognitivos e metacognitivos)

Teorias da resolução de problemas

Insight

Modelo do processamento de informação; Modelos prescritivos de resolução de problemas

Estratégias de resolução de problemas

Estilos e aprendizagem

Modelo de aprendizagem baseada em problemas

O desenvolvimento de comportamentos de resolução de problemas e sua importância em termos adaptativos na organização do pensamento, tomada de decisões e complexificação cognitiva

Auto-regulação da aprendizagem

A natureza da perícia

Resolução criativa de problemas

Metodologias de investigação da resolução de problemas

Resolução de problemas e serious games – relevância da abordagem em contextos sociais de educação / formação formal e informal.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Ferreira Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação individual por participação on-line em fóruns de discussão e síntese reflexiva em função de tópicos de orientação. Da súmula de discussões e sínteses agendadas resulta 20% da nota final. : 20.0%
Relatório de resolução de problemas / Projecto em equipa autoregulada (80% da nota). Apresentação de relatório final, em formato de artigo científico. Os relatórios comportam componente de avaliação de tipo B, de revisão bibliográfica.: 80.0%

Bibliografia

Almeida, A.C. (2002). O problema dos problemas: os que se identificam, os que se descobrem e os (…) irresolúveis… Psychologica, 30, 111-127.

Almeida, A.C.F. (2010). A resolução de problemas na encruzilhada da Psicologia: reflexão em torno da unificação. Psychologica, 53, 5-11.

Hernández-Encuentra, E., & Sánchez-Carbonell, J. (2005). The Bologna Process and lifelong education: problem-based learning. In UNESCO European Centre for Higher Education, Higher Education in Europe, 30 (1), pp.81-88.

Oon-Seng, T. (2007). Problem-based learning pedagogies: psychological processes and enhancement of intelligences. Educational Research for Policy and Practice, 6 (2), 101-114.

Rauner, F. (2007). Conhecimento prático e competência profissional. Revista Europeia de Formação Profissional, I, 57-71.

Wentzel, K. (2006). Developing and Nurturing Interesting and Researchable Ideas. The SAGE Handbook for Research in Education.