Teorias e Modelos de Resolução de Problemas
3
2017-2018
01741977
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos e competências técnicas de planificação.
Métodos de Ensino
Ensino: Aprendizagem cooperativa com base em estruturação de conteúdos (exposição teórica, consulta bibliográfica, pesquisa), dinâmica de grupos, análise de documentos audiovisuais. Orientação dos projetos para resolução de problema identificado na área de formação. Preferencialmente, os planos integram atividades científicas em curso. Aplicações práticas, simulações, debate nas aulas, vertente prática.
Resultados de Aprendizagem
Definir resolução de problemas
Caracterizar RP nas afinidades e distâncias concetuais com outros processos
Identificar teorias da RP, com particular destaque para os modelos cognitivistas do insight edo processamento de informação
Discriminar metodologias de investigação da resolução de problemas
Aplicar modelos de resolução de problemas na avaliação e intervenção psicológica e educacional (modelos prescritivos ede aprendizagem baseada em problemas)
Explicar o desenvolvimento de comportamentos de resolução de problemas e refletir acerca da sua importância em termos adaptativos na organização do pensamento, tomada de decisões e complexificação cognitiva
Analisar «perícia»
Resolver criativamente problemas
Confrontar RP com variáveis de personalidade e de mediação para a aprendizagem
Aprender cooperativamente integrando conhecimentos e competências em trabalho de projeto
Protagonizar o uso de ferramentas cognitivas pela mediatização de meios tecnológicos de informação/comunicação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceitos de problema e de resolução de problemas
Tipos de problemas em diferentes classificações
Resolução de problemas: dimensões e elementos de definição; afinidades e distâncias conceptuais com outros processos psicológicos (essencialmente, cognitivos e metacognitivos)
Teorias da resolução de problemas
Insight
Modelo do processamento de informação; Modelos prescritivos de resolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Estilos e aprendizagem
Modelo de aprendizagem baseada em problemas
O desenvolvimento de comportamentos de resolução de problemas e sua importância em termos adaptativos na organização do pensamento, tomada de decisões e complexificação cognitiva
Auto-regulação da aprendizagem
A natureza da perícia
Resolução criativa de problemas
Metodologias de investigação da resolução de problemas
Resolução de problemas e serious games – relevância da abordagem em contextos sociais de educação / formação formal e informal.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Cristina Ferreira Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação individual por participação on-line em fóruns de discussão e síntese reflexiva em função de tópicos de orientação. Da súmula de discussões e sínteses agendadas resulta 20% da nota final. : 20.0%
Relatório de resolução de problemas / Projecto em equipa autoregulada (80% da nota). Apresentação de relatório final, em formato de artigo científico. Os relatórios comportam componente de avaliação de tipo B, de revisão bibliográfica.: 80.0%
Bibliografia
Almeida, A.C. (2002). O problema dos problemas: os que se identificam, os que se descobrem e os (…) irresolúveis… Psychologica, 30, 111-127.
Almeida, A.C.F. (2010). A resolução de problemas na encruzilhada da Psicologia: reflexão em torno da unificação. Psychologica, 53, 5-11.
Hernández-Encuentra, E., & Sánchez-Carbonell, J. (2005). The Bologna Process and lifelong education: problem-based learning. In UNESCO European Centre for Higher Education, Higher Education in Europe, 30 (1), pp.81-88.
Oon-Seng, T. (2007). Problem-based learning pedagogies: psychological processes and enhancement of intelligences. Educational Research for Policy and Practice, 6 (2), 101-114.
Rauner, F. (2007). Conhecimento prático e competência profissional. Revista Europeia de Formação Profissional, I, 57-71.
Wentzel, K. (2006). Developing and Nurturing Interesting and Researchable Ideas. The SAGE Handbook for Research in Education.