Comunicação e Marketing Farmacêutico

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01550953
Área Científica
CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA SAÚDE
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Gestão, avaliação de tecnologias em saúde; Inglês.

Métodos de Ensino

Apresentação em ppt dos temas e exemplos relevantes que respondem aos objectivos programáticos. Abordagem orientada para o desenvolvimento de competências, para a pesquisa de informação e para a aplicação prática dos temas apresentados.Avaliação de artigos e preparação de casos que determinam uma visitação das matérias para além do que foi apresentado na sala de aula. Estímulo à participação activa dos alunos na sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Reconhecimento dos principais conceitos e ferramentas de marketing.
É dado destaque aos diferentes passos no planeamento de marketing, à segmentação, posicionamento, escolha de Clientes-alvo, à definição do marketing mix e à especificidade do marketing farmacêutico relativamente a outras indústrias.
Identificação dos pilares estruturantes do mercado farmacêutico, factores de mudança e respostas possíveis, especialmente através da incorporação do marketing no processo de I&D e “market-access”.

Estágio(s)

Não

Programa

1 Regras de sucesso
2. O que é o marketing?
3. O que é o mercado?
Segmento de mercado
Nicho de mercado
Factores Críticos de Sucesso
Vantagem Competitiva
4. Ferramentas de marketing
Segmentação
Posicionamento
5. Produtos e marcas
6. Cliente
Consumidores
Stakeholders
Valor para o cliente
Expectativas do cliente
Fidelização do cliente
Processo de decisão
Desenvolvimento de clientes
7. Processo de marketing
Análise externa
Análise do mercado
Patient flow
Análise interna
Análise da concorrência
SWOT
Objectivos de marketing
Estratégia de marketing
Marketing Mix
8. Dos P’s aos C’s
9. Mercado farmacêutico
Caracterização
Investimentos em I&D
Marketing e vendas
Patentes e ciclo de vida
Estratégias face à perda de protecção
Factores de mudança
10. Que respostas?
Fusões e aquisições
Gestão do ciclo de vida
Gestão I&D e desenvolvimento clínico
Preparar acesso ao mercado
Inovação, Valor, Benefício e Custo
11. Regras para um responsável de marketing

Docente(s) responsável(eis)

António Augusto Miranda Lemos Romão Donato

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Blansett, L. And Colasante, W. (2009), "Pricing, Reimbursement And Market Access Issues In The United States And Europe", In Moss, G.D. (Ed.), Pharmaceutical Marketing: Latest Insights, Challenges, Solutions And Trends, The Biomedical & Life Sciences Collection, Henry Stewart Talks Ltd, London
Blessa, Regina. Merchandising Farma: A Farmácia do Futuro - 2ª Edição -
Félix, Jorge, Et Al. Financiamento Público Dos Medicamentos Em Portugal 2007-2011. Portugal : Exigo, Novembro 2011.
Janice Haigh Market Access – Practical Challenges For The Pharmaceutical Industry 2010 Astellas Pharma EuropeKotler, Philip e Françoise Simon, A Construção de Biomarcas Globais, Bookman, 2004
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Vasconcellos e Sá, Jorge, Strategy Moves, Prentice Hall, 2005