Raciocínio e Linguagem

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01740125
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

(1) Expositivo;(2) Prático (realização de projeto de investigação e respetivo relatório)

Resultados de Aprendizagem

O ensino dos temas de psicologia cognitiva Raciocínio e Linguagem estrutura-se sobre duas questões, uma respeitante à Psicologia da Linguagem (1), outra à Psicologia do Raciocínio (2). O aluno deverá adquirir competências que lhe permitam responder a essas questões, do triplo ponto de vista da história dessas questões, do estado da arte na conceptualização das respostas, e das metodologias de investigação:

1. Que tipo de representações e que processos utiliza o sistema cognitivo humano para produzir símbolos de entidades e acontecimentos do mundo exterior destinados a serem transmitidos e interpretados por outros sistemas cognitivos humanos?

2. Que tipo de representações e que processos utiliza o sistema cognitivo humano para, a partir do conhecimento do valor de verdade (V/F) de um conjunto de afirmações acerca do mundo, criar novas afirmações acerca desse mundo, conhecendo (ou estimando a probabilidade) do valor de verdade das novas afirmações, sem recurso à observação do exterior?

Estágio(s)

Não

Programa

Linguagem

1. Teorias e métodos no estudo da linguagem: introdução histórica

1.1 A linguística taxonómica e o vocabulário técnico da linguística contemporânea

1.2 A linguística gerativa e os conceitos fundadores da teoria sintáxica contemporânea

1.3 O nível de análise semântico

2. Relações entre linguística e psicolinguística

3. Compreensão da linguagem

3.1 Teorias da perceção dos sons da fala

3.2 Teorias do léxico mental

3.3 Teorias do processo de análise sintáxica

3.4 Teorias da composição semântica do significado frásico.

3.5 A compreensão do discurso

4. Produção da Linguagem

5. Aquisição da Linguagem

Raciocínio

1. Taxonomia do pensamento humano

2. Teorias e métodos no estudo dos processos inferenciais: introdução histórica

3. Raciocínio dedutivo

3.1 Aspetos de lógica formal

3.2 Teorias psicológicas da dedução

4. Raciocínio indutivo

4.1 “Força” indutiva vs. validade dedutiva

4.2 Modelos normativos da inferência probabilística

4.3 Teorias psicológicas da inferência indutiva

Docente(s) responsável(eis)

José Augusto Simões Gonçalves Leitão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Carroll, D. (2006). Psicologia del lenguaje. Madrid: International Thomson Editores.Dronkers, N. F., & Menn, L. (2015). Psycholinguistics: Introduction and Applications. San Diego: Plural Publishing Inc.

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Holyoak, K. J., & Morrison, R. G. (2013). The Oxford handbook of thinking and reasoning. Oxford, UK: Oxford University Press.

Manktelow, K. (2012). Thinking and reasoning. Hove: Psychology Press.

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Sedivy, J (2014). Language in mind: An introduction to psycholinguistics. Sunderland, MA: Sinauer.

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