Psicopatologia I
2
2020-2021
01740147
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham obtido aproveitamento nas disciplinas de História e Epistemologia da Psicologia, Bases Biológicas do Comportamento e Neuropsicologia.
Métodos de Ensino
Diferentes metodologias estão planeadas para alcançar os objetivos da unidade curricular:
(1) Exposição teórica dos conteúdos, exemplificação de casos práticos, visualização de vídeos e manuseamento de sistemas de classificação e diagnóstico;
(2) Análise crítica e discussão;
(3) Exercícios práticos (role-playing) para ilustrar certos aspetos do exame mental;
(4) Análise e discussão de casos clínicos em pequenos grupos de alunos;
A articulação entre metodologia teórica e prática permitirá aos alunos desenvolver reflexão crítica e competências práticas na realização/análise do exame mental.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são:
(1) Contribuir para o conhecimento aprofundado da psicopatologia: origem e etimologia do conceito e as bases teóricas e empíricas desta disciplina;
(2) Promover a reflexão a propósito da distinção entre comportamento normal e perturbado;
(3) Promover a aquisição de conhecimentos acerca da história e a natureza das abordagens à doença mental e dos principais modelos subjacentes à conceptualização das perturbações do comportamento;
(4) Dar a conhecer os principais métodos de avaliação clínica em psicopatologia;
(5) Informar acerca dos princípios subjacentes e das principais dimensões do exame mental;
(6) Dar a conhecer as características clínicas e os critérios de diagnóstico de diferentes perturbações mentais, incluindo Perturbação bipolar, Perturbações da Personalidade e Perturbações do Espectro da Esquizofrenia.
(7) Desenvolver competências clínicas requeridas na realização e análise do exame mental em diferentes perturbações mentais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1
1. Definição e delimitação do objeto de estudo da Psicopatologia;
2. Debate acerca das fronteiras entre o “normal” e o “anormal” e a importância da análise das referências contextuais para a compreensão do comportamento humano;
3. O conceito de doença mental: Perspetiva histórica e modelos de conceptualização;
4. Avaliação e classificação em Psicopatologia;
5. O exame mental: Objetivos e princípios;
6. Fases/dimensões de avaliação do exame mental: Apresentação, motricidade, linguagem, contacto, estado de consciência e atenção, humor, ansiedade, pensamento, perceção, memória, inteligência e funções biológicas vitais;
Módulo 2
7. Perturbações da Personalidade: Caraterísticas Clínicas e critérios de diagnóstico de acordo com o DSM 5;
8. Perturbação Bipolar: Caraterísticas Clínicas e critérios de diagnóstico segundo o DSM 5;
9. Perturbações do Espectro da Esquizofrenia e outras Perturbações Psicóticas: Caraterísticas clínicas e critérios de diagnóstico segundo o DSM 5.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos e práticos a realizar na sala de aula; Nota Final = 1º avaliação (7.5 valores/37.5%) + 2ª avaliação (12.5 valores/ 62.5%): 100.0%
Bibliografia
American Psychiatric Association, APA. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.
Barlow, D. & Durand, V. (2001). Abnormal Psychology: An Integrative Approach (pp. 27-88).Belmont: Wadsworth/Thomson Learning.
Davey, G. (2014). Psychopathology: Research, assessment and treatment in clinical psychology (2nd. ed.) (pp. 35-64). British Psychological Society and John Wiley & Sons Ltd.
Davison, G. C. & Neale, J. M. (2001). Abnormal Psychology. New York: John Wiley and Sons, Inc.
Trzepacz, P. & Baker, R. W. (2001). Exame Psiquiátrico do Estado Mental. Lisboa, Climepsi.
Carvalho, A.F. & Vieta, E. (2017). The Treatment of Bipolar Disorder: Integrative clinical strategies and future directions. Oxford University Press.
Hagen, R. (2010). CBT for Psychosis: A Symptom-based approach. The International Society for Psychological and Social Approaches to Psychosis Book Series; Routledge.