Psicopatologia I

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
01740147
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Biologia e Genética, Psicologia do Desenvolvimento e Psicofisiologia.

Métodos de Ensino

Método expositivo e interactivo. Modelamento de participantes, role playing, análise e discussão de casos e feedback.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc tem como objetivo apresentar aos alunos os principais modelos de compreensão das alterações psicopatológicas, numa perspetiva integrativa e multidimensional,que inclua factores biológicos,psicológicos e sociais.A disciplina visa,ainda familiarizar os alunos com os principais parâmetros do exame mental e com os critérios diagnósticos e características principais da Esquizofrenia, dando especial ênfase no treino de comp. para elaboração do exame mental e diagnóstico de esquizofrenia.

Resultados de aprendizagem

Aquisição de conhec. acerca dos modelos de compreensão das alterações psicopatológicas numa perspectiva integrativa e multidimensional.

Conhecer as influências recíprocas dos factores biológicos,psicológicos e sociais no desenvolvimento das alterações psicopatológicas.

Aquisição de comp. práticas de avaliação da psicopatologia através do treino dos alunos no processo de recolha de informação e elaboração do exame mental.

Aquisição de comp. de diagnóstico da Esquizofrenia.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Def. e âmbito de estudo da Psicopatologia

2.O conceito e estudo das perturbações psicológicas

3.A evolução histórica do conceito de perturbação psicológica (doença mental) e os seus modelos de explicação

4.Os conceitos de prevenção primária, secundária e terciária

5.Karl Jaspers e a abordagem fenomenológica

6.O exame mental, seu objectivo e fases da sua realização:avaliação da apresentação,motricidade e linguagem,o contacto,o estado de consciência e atenção, ansiedade e psicopatologia do humor e afetividade,psicopatologia do pensamento,alterações da percepção, a memória,inteligência e funções biológicas vitais

7.Esquizofrenia: critérios de diagnóstico da DSM-IVR;o conceito de sintomas positivos e negativos;os “sintomas fundamentais” de Bleuler e os “sintomas 1.ª ordem” de Kurt Schneider e as suas relações com os sintomas positivos e negativos;prevalência da esquizofrenia;quadros clínicos e evolução:esquizofrenia desorganizada,paranóide,catatónica e indiferenciada;factores de risco.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Rute Carlos Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Alloy, L. B., Jacobson, N. S., & Acocella, J. (1999). Abnormal Psychology: Current Perspectives. Boston: McGraw-Hill. (Cap 4, (pg. 76-120).

American Psychiatric Association (2002). DSM-4-TR: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (4ª edição; texto revisto). Lisboa: Climepsi Editores.

Barlow, D. H., & Durand, V. M. (2001). Abnormal Psychology: An Integrative Approach. Belmont: Wadsworth/Thomson Learning.  (Cap. 1, Cap. 2, pg. 27-62 e Cap. 3, pg. 63-88).

Davison, G. C. & Neale, J. M. & Kring, A. M. (2007). Abnormal Psychology. New York: John Wiley and Sons, Inc.

Jaspers, K. (1997). General Psychopathology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.

Trzepacz, P. T. & Baker, R. W. (2001). Exame Psiquiátrico do Estado Mental. Lisboa: Climepsi Editores.