Psicopatologia II

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01740192
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Bases biológicas do comportamento, Psicopatologia I

Métodos de Ensino

Método expositivo e interrogativo, discussão em grande gupo, uso de audio-visuais para projeção de diagramas com os tópicos dos conteudos lecionados.

Role-play e exercícios de simulação para desenvolver aptidões de avaliação e de intervenção.

Também é proposta a realização de pesquisas, em pequenos grupos, que são apresentadas e discutidas na aula. 

Ocasionalmente, visualização e discussão de videos sobre uma temática lecionadas nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

O curso tem como objetivos gerais, fazer uma introdução breve sobre nosologia, seguindo-se a apresentação de diversos quadros clínicos dos mais prevalentes e que não foram abordados na disciplina de Pscopatologia I (do 1º semestre).

São definidos os seguintes objetivos específicos:

1. Aquisição de conhecimentos e reflexão em torno da nosologia do comportamento anormal e da perturbação mental.

2. Conhecer os principais sistemas de classificação diagnostica e refletir criticamente sobre os mesmos.

3. Aquisição de conhecimentos teóricos relativos à identificação e caracterização das perturbações mentais mais prevalentes e de competências práticas necessárias à sua avaliação e diagnóstico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estudo e classificação do comportamento anormal e da perturbação mental.

2. Os principais sistemas de classificação diagnóstica.

2.1. Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.

2.2. Classificação Internacional das Doenças.

3. Apresentação dos quadros psicopatológicos no que concerne à descrição clínica, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial, etiologia e noções gerais de tratamento; apresentação e discussão de casos clínicos.

3.1. Perturbações de ansiedade (i.e. perturbação de pânico, agorafobia, fobia social, fobias específicas, perturbação obsessivo-compulsiva, perturbação de ansiedade generalizada)

3.2. Perturbações do humor (i.e. depressão)

3.3. Perturbações do Comportamento Alimentar (i.e. anorexia, bulimia)

3.4. Perturbações relacionadas com substâncias (i.e. alcoolismo)

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Rute Carlos Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 35.0%
Frequência: 65.0%

Bibliografia

American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 45h ed. Washin

Castonguay, L. G., & Oltmanns, T. F. (2016). Psychopathology: From Science to Clinical Practice. New York: Guilford Publications.

Craighead, W. E., Miklowitz, D. J., Craighead, L. W. (2017). Psychopathology: History, Diagnosis, and Empirical Foundations (3 rd ed.). New York: John Wiley & Sons.

Kring, A. M., Johnson, S. L., Davison, G. C., Neale, J. M. (2017). Abnormal Psychology: The Science and Treatment of Psychological Disorders (13th ed.). New York: John Wiley & Sons.

Mark, D.V. &. Barlow, D. H., (2016). Essentials of abnormal psychology. Australia : Cengage.

Oltmanns, T.F., Martin, M. T, Neale, J. M., & Davison, G. C. (2015). Case studies in abnormal psychology. Hoboken, NJ : John Wiley & Sons.