Psicopatologia II
2
2017-2018
01740192
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Biologia e Genética, Psicologia do Desenvolvimento, Psicofisiologia e Psicopatologia I.
Métodos de Ensino
Método expositivo e interativo. Modelamento participante, role playing, análise e discussão de casos e feedback.
Resultados de Aprendizagem
1. Aquisição de conhecimentos e reflexão em torno dos conceitos de comportamento anormal e de perturbação mental.
2. Conhecer os principais sistemas de classificação diagnostica e reflectir criticamente sobre os mesmos.
3. Aquisição de conhecimentos teóricos relativos à identificação e caracterização das perturbações mentais mais prevalentes e de competências práticas necessárias à sua avaliação e diagnóstico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Estudo e classificação do comportamento anormal e da perturbação mental.
2. Os principais sistemas de classificação diagnóstica.
2.1.Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.
2.2. Classificação Internacional das Doenças.
3. Apresentação dos quadros psicopatológicos no que concerne à descrição clínica, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial, etiologia e noções gerais de tratamento; apresentação e discussão de casos clínicos.
3.1. Perturbações de ansiedade (i.e. perturbação de pânico, agorafobia, fobia social, fobias específicas, perturbação obsessivo-compulsiva, perturbação de ansiedade generalizada)
3.2. Perturbações do humor (i.e. depressão unipolar e bipolar)
3.3. Perturbações do Comportamento Alimentar (i.e. anorexia, bulimia)
3.4. Perturbações relacionadas com substâncias (i.e. alcoolismo).
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Soares Matos
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Exame: 50.0%
Avaliação prática: 50.0%
Bibliografia
• American Psychiatric Association (2002). DSM-4-TR: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (4ª edição; texto revisto). Lisboa: Climepsi Editores.
• Barlow, D. H., & Durand, V. M. (2001). Abnormal Psychology: An Integrative Approach. Belmont: Wadsworth/Thomson Learning.
• Caballo, V. (2002). Manual para el tratamiento cognitive-conductual de los trastornos psicológicos. Granada: Siglo XXI.
• Davison, G. C. & Neale, J. M. & Kring, A. M. (2007). Abnormal Psychology. New York: John Wiley and Sons, Inc.
• Frances, A. & Ross, R. (2004). Casos clínicos: DSM-IV-TR – guia para o diagnóstico diferencial. Lisboa: Climepsi.
• Jaspers, K. (1997). General Psychopathology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press