Psicopatologia II

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
01740192
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Biologia e Genética, Psicologia do Desenvolvimento, Psicofisiologia e Psicopatologia I.

Métodos de Ensino

Método expositivo e interativo. Modelamento participante, role playing, análise e discussão de casos e feedback.

Resultados de Aprendizagem

1. Aquisição de conhecimentos e reflexão em torno dos conceitos de comportamento anormal e de perturbação mental.

2. Conhecer os principais sistemas de classificação diagnostica e reflectir criticamente sobre os mesmos.

3. Aquisição de conhecimentos teóricos relativos à identificação e caracterização das perturbações mentais mais prevalentes e de competências práticas necessárias à sua avaliação e diagnóstico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estudo e classificação do comportamento anormal e da perturbação mental.

2. Os principais sistemas de classificação diagnóstica.

2.1.Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.

2.2. Classificação Internacional das Doenças.

3. Apresentação dos quadros psicopatológicos no que concerne à descrição clínica, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial, etiologia e noções gerais de tratamento; apresentação e discussão de casos clínicos.

3.1. Perturbações de ansiedade (i.e. perturbação de pânico, agorafobia, fobia social, fobias específicas, perturbação obsessivo-compulsiva, perturbação de ansiedade generalizada)

3.2. Perturbações do humor (i.e. depressão unipolar e bipolar)

3.3. Perturbações do Comportamento Alimentar (i.e. anorexia, bulimia)

3.4. Perturbações relacionadas com substâncias (i.e. alcoolismo).

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Soares Matos

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Exame: 50.0%
Avaliação prática: 50.0%

Bibliografia

• American Psychiatric Association (2002). DSM-4-TR: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (4ª edição; texto revisto). Lisboa: Climepsi Editores.

• Barlow, D. H., & Durand, V. M. (2001). Abnormal Psychology: An Integrative Approach. Belmont: Wadsworth/Thomson Learning.

• Caballo, V. (2002). Manual para el tratamiento cognitive-conductual de los trastornos psicológicos. Granada: Siglo XXI.

• Davison, G. C. & Neale, J. M. & Kring, A. M. (2007). Abnormal Psychology. New York: John Wiley and Sons, Inc.

• Frances, A. & Ross, R. (2004). Casos clínicos: DSM-IV-TR – guia para o diagnóstico diferencial. Lisboa: Climepsi.

• Jaspers, K. (1997). General Psychopathology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press