Avaliação Psicológica I
3
2020-2021
01740229
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas expositivas, com recurso a meios audiovisuais (ppt, vídeos), complementadas com exercícios práticos. As aulas incluem: definição de objetivos; enquadramento das rubricas no contexto da teoria, modelos e processo de AP; apresentação de conceitos; caracterização de técnicas e instrumentos de avaliação; identificação de problemas e soluções; síntese; treino com materiais de testing: grelhas de entrevistas estruturadas; escalas de avaliação, grelhas de observação. Apresentação breve de testes e outros instrumentos. Plataforma e-learning (NONIO).
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o programa/projecto da Avaliação Psicológica (AP) enquanto elemento específico e distintivo da atividade científica e profissional dos psicólogos.
2. Reconhecer a importância da medida em Psicologia/AP, a necessidade de recurso a vários métodos/técnicas/instrumentos e informadores no processo de AP bem como o impacto dos processos psicológicos na tomada de decisão em AP.
3. Identificar questões essenciais de natureza técnica, psicométrica e ética/deontológica, relativas à adaptação, validação e uso de métodos/técnicas/instrumentos de AP e relatórios psicológicos.
4. Compreender objetivos, pressupostos teóricos e práticos, vantagens e limites específicos de cada uma das metodologias e técnicas de AP referidas nesta unidade curricular (entrevistas, observação directa, escalas de avaliação de comportamentos, testes psicológicos).
5. Obter competências básicas em entrevistas de avaliação e observação directa.
6. Demonstrar capacidade para comunicar informação obtida.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Avaliação Psicológica (AP): definições; objectivos, fases do processo, linhas orientadoras. O modelo teste de hipóteses. Características ou dimensões psicológicas que são objecto de avaliação.
2. História da Avaliação Psicológica.
3. A Avaliação Psicológica em Portugal.
4. Psicometria.
5. Entrevistas (SCICA, PCL-R).
6. Escalas de avaliação de comportamentos (CBCL, TRF).
7. Observação directa (TOF, DOF, GATSB)
8. Testes e outros instrumentos de avaliação psicológica.
9. Modelos de Avaliação Psicológica (eg., psicanalítico, cognitivo-comportamental, existencial, psicométrico).
10. Relações entre avaliação e intervenção psicológica.
11. Processo de tomada de decisão em Avaliação Psicológica: heurísticas, enviesamentos e erros.
12. Ética e deontologia em Avaliação Psicológica.
13. Contextos de Avaliação Psicológica.
14. Relatórios Psicológicos.
Docente(s) responsável(eis)
Mário Manuel Rodrigues Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 100.0%
Bibliografia
American Educational Research Association, American Psychological Association, American Council on Measurement in Education (2014). Standards for educational and psychological testing (2nd ed.). Washington, DC: American Educational Research Association.
Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. (2018). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.). NY: McGraw-Hill.
Goldfinger, K. (2014). Psychological assessment and report writing. Thousands Oaks, CA: Sage.
Groth-Marnat, G. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). Hoboken, NJ: Wiley.
Hambleton, R.K., Merenda, P.F., & Spielberger, C.D. (Eds.) (2005). Adapting educational and psychological tests for cross-cultural assessment. Mahwah, NJ: Erlbaum.
Morrison, J. (2016). The first interview (4th ed.). NY: Guilford.
Segal, D.L., & Hersen, M. (Eds.) (2010). Diagnostic interviewing (4th ed.). NY: Springer.
Suhr, J. A. (2015). Psychological assessment: A problem solving approach. NY: Guilford.