Avaliação Psicológica II
3
2020-2021
01740260
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Avaliação Psicológica I, Estatísticas (I e II), Psicologia Diferencial
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Aulas práticas: metodologias ativas, tais como apresentação de materiais de testes e inventários de personalidade; visionamento da aplicação em vídeo; exercícios de cotação e interpretação dos resultados em pequenos grupos; trabalhos de campo – aplicação, cotação e interpretação de testes e inventários de personalidade.
Avaliação - classificação obtida na componente teórica (50%) e na componente prática (50%).
Resultados de Aprendizagem
- Adquirir conhecimentos teóricos relativos aos fundamentos da utilização de instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade, incluindo a respetiva base psicométrica.
- Treinar competências na aplicação, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade, com especial incidência em instrumentos aferidos para a população portuguesa.
Estágio(s)
NãoPrograma
Aulas Teóricas:
1. Avaliação da inteligência: Utilização de testes para avaliar a inteligência, prós e contras. O processo de avaliação através dos testes. Novas tendências na avaliação da inteligência: avaliação dinâmica; avaliação através do computador; avaliação de “novas” formas de inteligência – o exemplo da Inteligência Emocional.
2. Avaliação da personalidade: História da avaliação da personalidade. O processo de avaliação da personalidade. Construção e validação de inventários de personalidade. Introdução às técnicas projetivas.
Aulas Práticas:
1. Estudo de testes e escalas de inteligência aferidos para a população portuguesa: Escalas de Inteligência de Wechsler – WPPSI-R; WISC-III e WAIS-III; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Bateria de Provas de Raciocínio (BPR).
2. Exemplos de instrumentos de avaliação na área da personalidade e da psicopatologia: Eysenck Personality Questionnaire; Brief Symptom Inventory. Breve caracterização de algumas técnicas projetivas.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuela Pereira Vilar
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Frequência: 30.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Flanagan, D. P., & Harrison, P. L. (Eds.). (2012). Contemporary intellectual assessment: Theories, tests and issues (3rd ed.). New York: Guilford.
Geisinger, K. F. (Ed.-in-Chief), Bracken, B. A., et al. (Ass. Eds.) (2013). APA handbook of testing and assessment in Psychology (3 volumes). Washington DC: APA.
Groth-Marnat, G. & Wright, J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). Hoboken, NJ: John Wiley.
Saklofske, D. H., Reynolds, C. R., & Schwean, V. L. (Eds.) (2013). The Oxford handbook of child psychological assessment. New York: OUP.
Salkind, N. J. (2013). Tests & measurement for people who (think they) hate tests & measurement (2nd ed.). Thousand Oaks, California: Sage.
Sattler, J. (2008). Assessment of children: Cognitive foundations (5th ed.). La Mesa: Jerome Sattler, Publisher.
Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing (2nd ed.). Hoboken, NJ: Wiley.
Weiner, I. B. & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. Hoboken, NJ: John Wiley.