Avaliação Psicológica II

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01740260
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Avaliação Psicológica I, Estatísticas (I e II), Psicologia Diferencial

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.

Aulas práticas: metodologias ativas, tais como apresentação de materiais de testes e inventários de personalidade; visionamento da aplicação em vídeo; exercícios de cotação e interpretação dos resultados em pequenos grupos; trabalhos de campo – aplicação, cotação e interpretação de testes e inventários de personalidade.

Avaliação - classificação obtida na componente teórica (50%) e na componente prática (50%).

Resultados de Aprendizagem

- Adquirir conhecimentos teóricos relativos aos fundamentos da utilização de instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade, incluindo a respetiva base psicométrica.

- Treinar competências na aplicação, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade, com especial incidência em instrumentos aferidos para a população portuguesa.

Estágio(s)

Não

Programa

Aulas Teóricas: 

1. Avaliação da inteligência: Utilização de testes para avaliar a inteligência, prós e contras. O processo de avaliação através dos testes. Novas tendências na avaliação da inteligência: avaliação dinâmica; avaliação através do computador; avaliação de “novas” formas de inteligência – o exemplo da Inteligência Emocional. 

2. Avaliação da personalidade: História da avaliação da personalidade. O processo de avaliação da personalidade. Construção e validação de inventários de personalidade. Introdução às técnicas projetivas.

Aulas Práticas:

1. Estudo de testes e escalas de inteligência aferidos para a população portuguesa: Escalas de Inteligência de Wechsler – WPPSI-R; WISC-III e WAIS-III; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Bateria de Provas de Raciocínio (BPR).

2. Exemplos de instrumentos de avaliação na área da personalidade e da psicopatologia: Eysenck Personality Questionnaire; Brief Symptom Inventory. Breve caracterização de algumas técnicas projetivas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Pereira Vilar

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Frequência: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Flanagan, D. P., & Harrison, P. L. (Eds.). (2012). Contemporary intellectual assessment: Theories, tests and issues (3rd ed.). New York: Guilford.

Geisinger, K. F. (Ed.-in-Chief), Bracken, B. A., et al. (Ass. Eds.)  (2013). APA handbook of testing and assessment in Psychology (3 volumes). Washington DC: APA.

Groth-Marnat, G. & Wright, J. (2016).  Handbook of psychological assessment (6th ed.). Hoboken, NJ: John Wiley.

Saklofske, D. H., Reynolds, C. R., & Schwean, V. L. (Eds.) (2013). The Oxford handbook of child psychological assessment. New York: OUP.

Salkind, N. J. (2013). Tests & measurement for people who (think they) hate tests & measurement (2nd ed.). Thousand Oaks, California: Sage.

Sattler, J. (2008). Assessment of children: Cognitive foundations (5th ed.). La Mesa: Jerome Sattler, Publisher. 

Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing (2nd ed.). Hoboken, NJ: Wiley.

Weiner, I. B. & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. Hoboken, NJ: John Wiley.