Avaliação Psicológica II
3
2017-2018
01740260
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Avaliação Psicológica I, Estatística, Metodologia, Psicologia Diferencial.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Aulas práticas: metodologias ativas, tais como a apresentação de materiais de testes e inventários de personalidade; visionamento da aplicação em vídeo; exercícios de cotação e interpretação dos resultados em pequenos grupos; trabalhos de campo–aplicação, cotação e interpretação de testes e inventários de personalidade.
Resultados de Aprendizagem
- Adquirir conhecimentos teóricos relativos aos fundamentos da utilização de instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade, incluindo a respectiva base psicométrica.
- Treinar competências na aplicação, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
Aulas Teóricas:
1. Avaliação da inteligência: Utilização de testes para avaliar a inteligência, prós e contras. O processo de avaliação através dos testes. Novas tendências na avaliação da inteligência: avaliação dinâmica; avaliação através do computador; avaliação de “novas” formas de inteligência – o exemplo da Inteligência Emocional.
2. Avaliação da personalidade: História da avaliação da personalidade. O processo de avaliação da personalidade. Construção e validação de inventários de personalidade. Introdução às técnicas projetivas.
Aulas Práticas:
1. Estudo de testes e escalas de inteligência aferidos para a população portuguesa: Escalas de Inteligência de Wechsler – WPPSI-R; WISC-III e WAIS-III; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Bateria de Provas de Raciocínio.
2. Exemplos de instrumentos de avaliação na área da personalidade e da psicopatologia: Eysenck Personality Questionnaire; Brief Symptom Inventory. Breve caracterização de algumas técnicas projetivas.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Rama Seabra Santos
Métodos de Avaliação
Periódica
Componente teórica - avaliada a partir de um exame (Prova de tipo A).: 50.0%
Componente prática - avaliada ao longo do semestre através de uma Prova de tipo C, duas de tipo B(cf. normas de avaliação em vigor) e questões respondidas nas aulas: 50.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Aiken, L. R. (1999). Personality assessment: Methods and practices (3rd ed). Gottingen: Hogrefe & Huber Publishers.
Aiken, L. R. (2004). Assessment of intellectual functioning (2nd ed.). New York: Plenum Press.
Almeida, L. S., Simões, M. R., Machado C. & Gonçalves M. M. (Coords.) (2004). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 2). Coimbra: Quarteto.
Fernández-Ballesteros R. (Ed.) (2003). Encyclopedia of psychological assessment (Vols. 1-2). London: Sage Publications.
Gonçalves, M. M., Simões, M. R., Almeida, L. S. & Machado, C. (Coords.) (2003). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 1). Coimbra: Quarteto.
Weiner, I. B. & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons. [Cap. 1: “History of personality assessment”; Cap. 2: “The personality assessment process”].