Avaliação Psicológica II

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01740260
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Avaliação Psicológica I, Estatística, Metodologia, Psicologia Diferencial.                                                                                                                                                                 

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.

Aulas práticas: metodologias ativas, tais como a apresentação de materiais de testes e inventários de personalidade; visionamento da aplicação em vídeo; exercícios de cotação e interpretação dos resultados em pequenos grupos; trabalhos de campo–aplicação, cotação e interpretação de testes e inventários de personalidade.

Resultados de Aprendizagem

- Adquirir conhecimentos teóricos relativos aos fundamentos da utilização de instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade, incluindo a respectiva base psicométrica.

- Treinar competências na aplicação, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade.

Estágio(s)

Não

Programa

Aulas Teóricas:

1. Avaliação da inteligência: Utilização de testes para avaliar a inteligência, prós e contras. O processo de avaliação através dos testes. Novas tendências na avaliação da inteligência: avaliação dinâmica; avaliação através do computador; avaliação de “novas” formas de inteligência – o exemplo da Inteligência Emocional.

2. Avaliação da personalidade: História da avaliação da personalidade. O processo de avaliação da personalidade. Construção e validação de inventários de personalidade. Introdução às técnicas projetivas.


Aulas Práticas:

1. Estudo de testes e escalas de inteligência aferidos para a população portuguesa: Escalas de Inteligência de Wechsler – WPPSI-R; WISC-III e WAIS-III; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Bateria de Provas de Raciocínio.

2. Exemplos de instrumentos de avaliação na área da personalidade e da psicopatologia: Eysenck Personality Questionnaire; Brief Symptom Inventory. Breve caracterização de algumas técnicas projetivas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Rama Seabra Santos

Métodos de Avaliação

Periódica
Componente teórica - avaliada a partir de um exame (Prova de tipo A).: 50.0%
Componente prática - avaliada ao longo do semestre através de uma Prova de tipo C, duas de tipo B(cf. normas de avaliação em vigor) e questões respondidas nas aulas: 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Aiken, L. R. (1999). Personality assessment: Methods and practices (3rd ed). Gottingen: Hogrefe & Huber Publishers.

Aiken, L. R. (2004). Assessment of intellectual functioning (2nd ed.). New York: Plenum Press.

Almeida, L. S., Simões, M. R., Machado C. & Gonçalves M. M. (Coords.) (2004). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 2). Coimbra: Quarteto.

Fernández-Ballesteros R. (Ed.) (2003). Encyclopedia of psychological assessment (Vols. 1-2). London: Sage Publications.

Gonçalves, M. M., Simões, M. R., Almeida, L. S. & Machado, C. (Coords.) (2003). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 1). Coimbra: Quarteto.

Weiner, I. B. & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons. [Cap. 1: “History of personality assessment”; Cap. 2: “The personality assessment process”].