Administração e Gestão Escolar
1
2022-2023
02747455
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos
Métodos de Ensino
Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise de documentos (textos, legislação) e trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc visa promover a análise crítica das dimensões organizacionais da escola e a reflexão sobre questões da administração e gestão escolar. Com este propósito, abordam-se quadros teóricos e analisam-se tendências e modelos de administração e gestão escolar e debatem-se, ainda, temáticas e dinâmicas organizacionais relevantes para a compreensão da escola na atualidade.
Competências a desenvolver:
- Reconhecer a importância das dimensões organizacionais da escola,
- Compreender conceitos básicos e perspetivas teóricas utilizadas na análise organizacional da escola;
- Caracterizar as tendências na evolução dos modelos de administração e gestão das escolas;
- Conhecer documentos normativos básicos relativos à administração e gestão das escolas em Portugal;
- Compreender temas e dinâmicas organizacionais relevantes, tais como o clima e a cultura escolar e a liderança nas organizações escolares;
- Aplicar referenciais teóricos e conceptuais à investigação e à intervenção nesta área.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A escola como organização
- Conceitos básicos e características da organização escolar
- Modelos teóricos de análise da organização escolar
2.Tendências e modelos de administração e gestão escolar
- Descentralização, autonomia e participação
- Autonomia e gestão das escolas em Portugal
3. Cultura e clima escolar
- Conceitos e tipologias
- A cultura e o clima escolar e as suas implicações na gestão escolar e na ação educativa
4. Questões de liderança
- Conceito e modelos de liderança
- Liderança, poder e gestão das escolas.
Docente(s) responsável(eis)
Armanda Pinto Mota Matos
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Barroso, J., Afonso, N., & Dinis, L. L. (2007). Improving School Leadership, Country Background Report For Portugal. http://www.oecd.org/dataoecd/44/56/40710632.pdf.
Barzanò, G. (2009). Culturas de liderança e lógicas de responsabilidade. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão
Brunet, L. (1999). Clima de trabalho e eficácia na Escola. In A. Nóvoa (coord.), As
Organizações Escolares em Análise (pp. 121-140). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Costa J. (1996). Imagens Organizacionais da Escola. Porto: Ed. Asa.
English, F. W. (Ed.) (2011). The SAGE handbook of educational leadership: Advances in theory, research, and practice. London: SAGE.
Formosinho, J., Fernandes, A. S., Machado, J., & Ferreira, H. C. (Eds.) (2010). A autonomia da escola pública em Portugal. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão
González, M. T. (2006). Organización y gestión de centros escolares: Dimensiones y procesos. Madrid: Pearson Educación.
Lima, L. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Editora.