Administração e Gestão Escolar

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02747455
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos

Métodos de Ensino

Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise de documentos (textos, legislação) e trabalhos de grupo.   

Resultados de Aprendizagem

Esta uc visa promover a análise crítica das dimensões organizacionais da escola e a reflexão sobre questões da administração e gestão escolar. Com este propósito, abordam-se quadros teóricos e analisam-se tendências e modelos de administração e gestão escolar e debatem-se, ainda, temáticas e dinâmicas organizacionais relevantes para a compreensão da escola na atualidade.

Competências a desenvolver:

- Reconhecer a importância das dimensões organizacionais da escola,

- Compreender conceitos básicos e perspetivas teóricas utilizadas na análise organizacional da escola;

- Caracterizar as tendências na evolução dos modelos de administração e gestão das escolas;

- Conhecer documentos normativos básicos relativos à administração e gestão das escolas em Portugal;

- Compreender temas e dinâmicas organizacionais relevantes, tais como o clima e a cultura escolar e a liderança nas organizações escolares;

- Aplicar referenciais teóricos e conceptuais à investigação e à intervenção nesta área.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A escola como organização

- Conceitos básicos e características da organização escolar

- Modelos teóricos de análise da organização escolar

2.Tendências e modelos de administração e gestão escolar

- Descentralização, autonomia e participação

- Autonomia e gestão das escolas em Portugal

3. Cultura e clima escolar

- Conceitos e tipologias

- A cultura e o clima escolar e as suas implicações na gestão escolar e na ação educativa

4. Questões de liderança

- Conceito e modelos de liderança

- Liderança, poder e gestão das escolas.  

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Barroso, J., Afonso, N., & Dinis, L. L. (2007). Improving School Leadership, Country Background Report For Portugal. http://www.oecd.org/dataoecd/44/56/40710632.pdf.

Barzanò, G. (2009). Culturas de liderança e lógicas de responsabilidade. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão

Brunet, L. (1999). Clima de trabalho e eficácia na Escola. In A. Nóvoa (coord.), As

Organizações Escolares em Análise (pp. 121-140). Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Costa J. (1996). Imagens Organizacionais da Escola. Porto: Ed. Asa.

English, F. W. (Ed.) (2011). The SAGE handbook of educational leadership: Advances in theory, research, and practice. London: SAGE.

Formosinho, J., Fernandes, A. S., Machado, J., & Ferreira, H. C. (Eds.) (2010). A autonomia da escola pública em Portugal. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão

González, M. T. (2006). Organización y gestión de centros escolares: Dimensiones y procesos. Madrid: Pearson Educación.

Lima, L. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Editora.