Teoria e Prática da Educação para os Media
0
2020-2021
02747692
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos
Métodos de Ensino
Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise e produção de textos (em diversos formatos), trabalhos de grupo e simulação de atividades de educação para os media.
Resultados de Aprendizagem
A uc visa aprofundar o conhecimento e a compreensão do papel dos media na sociedade atual, e sensibilizar para a importância da promoção da literacia mediática e da sua relação com o exercício de uma cidadania participativa, baseada na responsabilidade individual e coletiva. Tomando os media como objeto de estudo e de reflexão, analisam-se princípios, objetivos, temas e atividades de educação para os media, tendo em vista favorecer a aquisição de competências de planificação e desenvolvimento de ações e projetos neste domínio.
Competências a desenvolver:
- Reconhecer a importância da educação para os media e o seu papel no desenvolvimento de uma cidadania participativa
- Conhecer as principais orientações nacionais e internacionais na área da educação para os media
- Conhecer objetivos e perspetivas teóricas sobre a educação para os media
- Compreender conceitos-chave, temas e estratégias de educação para os media
- Conceber e implementar propostas de intervenção neste domínio
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Relação entre educação e meios de comunicação: dimensões e interações
2. Principais perspetivas teóricas no âmbito da educação para os media
3. Orientações nacionais e internacionais no domínio da educação para os media
4. Fundamentos, objetivos e princípios da educação para os media
5. Conceitos-chave e temas essenciais da educação para os media
6. Estratégias e atividades em educação para os media
7. A educação para os media em diferentes contextos educativos e formativos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 40.0%
Bibliografia
Branston, G., & Stafford, R. (2003). The media students’ book (3rd ed.). London: Routledge.
Calado, I. (1994). A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora.
Carlsson, U., Tayie, S., Jacquinot-Delaunay, G., & Tornero, J. M. P. (Eds.) (2008). Empowerment through media education: An intercultural dialogue. Göteborg: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media.
Frau-Meigs, D. (2006). Media education: A Kit for Teachers, Students, Parents and Professionals. Paris: UNESCO.
Gonnet, J. (2007). Educação para os media: As controvérsias profundas. Porto: Porto Editora.
Hobbs, R. (2010). Digital and media literacy: A plan of action. Washington, DC: The Aspen Institute.
Masterman, L. (1985). Teaching the media. London: Routledge.
Matos, A. (2012). A nova mídia: Desafios sociais e educativos. In N. Baldin & C. Albuquerque (Orgs.), Novos desafios na educação: Responsabilidade social, democracia e sustentabilidade (pp. 123-143). Brasília: Editora LiberLivro.