Teoria e Prática da Educação para os Media

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
02747692
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos

Métodos de Ensino

Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise e produção de textos (em diversos formatos), trabalhos de grupo e simulação de atividades de educação para os media.

Resultados de Aprendizagem

A uc visa aprofundar o conhecimento e a compreensão do papel dos media na sociedade atual, e sensibilizar para a importância da promoção da literacia mediática e da sua relação com o exercício de uma cidadania participativa, baseada na responsabilidade individual e coletiva. Tomando os media como objeto de estudo e de reflexão, analisam-se princípios, objetivos, temas e atividades de educação para os media, tendo em vista favorecer a aquisição de competências de planificação e desenvolvimento de ações e projetos neste domínio.

 

Competências a desenvolver:

- Reconhecer a importância da educação para os media e o seu papel no desenvolvimento de uma cidadania participativa

- Conhecer as principais orientações nacionais e internacionais na área da educação para os media

- Conhecer objetivos e perspetivas teóricas sobre a educação para os media

- Compreender conceitos-chave, temas e estratégias de educação para os media

- Conceber e implementar propostas de intervenção neste domínio    

Estágio(s)

Não

Programa

1. Relação entre educação e meios de comunicação: dimensões e interações

2. Principais perspetivas teóricas no âmbito da educação para os media

3. Orientações nacionais e internacionais no domínio da educação para os media

4. Fundamentos, objetivos e princípios da educação para os media

5. Conceitos-chave e temas essenciais da educação para os media

6. Estratégias e atividades em educação para os media

7. A educação para os media em diferentes contextos educativos e formativos    

Docente(s) responsável(eis)

Armanda Pinto Mota Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

Branston, G., & Stafford, R. (2003). The media students’ book (3rd ed.). London: Routledge.

Calado, I. (1994). A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora.

Carlsson, U., Tayie, S., Jacquinot-Delaunay, G., & Tornero, J. M. P. (Eds.) (2008). Empowerment through media education: An intercultural dialogue. Göteborg: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media.

Frau-Meigs, D. (2006). Media education: A Kit for Teachers, Students, Parents and Professionals. Paris: UNESCO.

Gonnet, J. (2007). Educação para os media: As controvérsias profundas. Porto: Porto Editora.

Hobbs, R. (2010). Digital and media literacy: A plan of action. Washington, DC: The Aspen Institute.

Masterman, L. (1985). Teaching the media. London: Routledge.

Matos, A. (2012). A nova mídia: Desafios sociais e educativos. In N. Baldin & C. Albuquerque (Orgs.), Novos desafios na educação: Responsabilidade social, democracia e sustentabilidade (pp. 123-143). Brasília: Editora LiberLivro.