Formação, Trabalho e Exclusão Social
1
2019-2020
02747709
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os estudantes devem possuir competências intermédias de escrita/conversação em língua Portuguesa, Inglês e Castelhano.
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular privilegiam-se os métodos activo e expositivo, embora sejam mobilizados diversos métodos e estratégias nas aulas. Tendo em consideração o teor teórico-prático da Unidade Curricular serão abordados casos práticos, debatidas intervenções, analisados documentos legais e contrastadas práticas, todos eles exemplos de abordagens ativas. À exposição de conteúdos acresce ainda a utilização dos métodos interrogativo (e.g. análise de práticas) e demonstrativo.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os/as alunos/as demonstrem ter adquirido conhecimentos necessários à análise da relação entre as problemáticas da formação, trabalho e exclusão social, em particular no que concerne aos impactos diferenciais das duas primeiras para a emergência, manutenção/agravamento e saída de circunstâncias de exclusão (e.g., social, económica, educativa). Visa-se, ainda, a promoção da capacidade de reflexão crítica sobre estes constructos, tendo em conta os seus referenciais (teóricos, metodológicos e de implementação), tradicionais e consubstanciados num paradigma respeitador da complexidade e da multideterminação dos fenómenos, e as implicações da sua mobilização em contextos (não) formais. Pretende-se, em acréscimo, que os alunos desenvolvam competências técnicas de pesquisa, planificação, intervenção e avaliação de modelos e programas neste domínio.
Estágio(s)
NãoPrograma
TEMA 1 - Âmbito
Propósitos, definição de conceitos chave, fundamentos
TEMA 2 - Formação, Trabalho e Emprego: evolução interdependente de múltiplas relações
Formação, trabalho, socialização e identidade profissional; O trabalho como espaço privilegiado de reconhecimento social; Políticas públicas de formação, emprego e promoção da Inclusão social
TEMA 3 - Exclusão social em regimes democráticos desenvolvidos
Abordagens tradicionais e contemporâneas de concetualização do fenómeno; Tendências dominantes na atualidade - a exclusão enquanto referente de confluência de processos interdependentes; Contributos diferenciais dos vetores formação e trabalho para a emergência, manutenção, agravamento e saída de cenários de privação severa pluridimensional; A exclusão social na UE no pós crise financeira de 2008; Modelos clássicos e contemporâneos de intervenção; Especificidades da privação habitacional severa neste âmbito.
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
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Mairos Ferreira, S., & Redruello, D. (2011). (ir)Responsabilidade nas trajectórias de vida: Perspectiva dos sem-abrigo,sobre o cuidado em família e na comunidade. In T. Pereira, & G. Oliveira, Cuidado e responsabilidade (pp. 337-350). São Paulo: Atlas.