Formação Pessoal e Social de Crianças e Jovens
1
2010-2011
02747179
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Educação; Sociologia da Educação.
Métodos de Ensino
As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual e audiovisual pelas docentes. Preve-se ainda a apresentação de trabalhos pelos alunos e de testumunhos de profissionais de intervenção na formação pessoal e social de crianças e jovens.
Resultados de Aprendizagem
1. Domina o conceito de desenvolvimento pessoal e social em crianças e jovens
2. Conhece e aplica instrumentos de avaliação do desenvolvimento pessoal e social em crianças e jovens
3. Apropria-se de métodos e técincas de promoção do desenvolvimento pessoal e social em crianças e jovens
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I. Formação Pessoal e Social de Criança
1.Desenvolvimento pessoal e social na 1ª infância
A vinculação e as trajectórias de desenvolvimento
A situação estranha na avaliação da vinculação
O papel do pai
A creche como contexto promotor de desenvolvimento pessoal e social
2.Desenvolvimento pessoal e social em idade pré-escolar
As trajectórias de desenvolvimento do comportamento anti-social
O currículo em educação pré-escolar como promotor de desenvolvimento pessoal e social: estudos longitudinais
A avaliação do desenvolvimento pessoal e social em idade pré-escolar
4. Desenvolvimento pessoal e social em idade escolar
Escolas protectoras e promotoras de bem-estar
A relação família-escola
Módulo II. Formação Pessoal e Social de Jovens
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
Lopes, J., Rutherford, R., Cruz, M., Mathur, S., Quinn, M. (2006). Competências sociais: Aspectos comportamentais e de aprendizagem. Braga: Psiquilibrios.
Marzocchi, G., Capron, C., Di Pietro, M., Tauleria, E., Duyme, M., Frigerio, A., Gaspar, M., Hamilton, H., Pithon, G., Simões, A., & Thérond, C. (2004). The use of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) in the Southern European countries. European Child an Adolescent Psychiatry (Suppl
Pinheiro, M., & Ferreira, J. (2005). Motivação para o contacto social em jovens: Um estudo com a Escala de Orientação Interpessoal. In C. Vieira et al. (Eds). Ensaios sobre o Comportamento Humano: Do diagnóstico à intervenção contributos nacionais e internacionais , 269 - 302. Coimbra: Almedina.
Pinheiro, M. R. (1998). (Re)Pensar o menor adolescente: Contributos para o seu desenvolvimento e (re)educação. In O direito de menores reforma ou revolução, 91 - 104. . Lisboa: Edições Cosmos