Formação Pessoal e Social de Crianças e Jovens

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02747179
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Educação; Sociologia da Educação.

Métodos de Ensino

As aulas contemplam  a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual e audiovisual pelas docentes. Preve-se ainda a apresentação de trabalhos pelos alunos e de testumunhos de profissionais de intervenção na formação pessoal e social de crianças e jovens.   

Resultados de Aprendizagem

1. Domina o conceito de desenvolvimento pessoal e social em crianças e jovens

2. Conhece e aplica instrumentos de avaliação do desenvolvimento pessoal e social em crianças e jovens

3. Apropria-se de métodos e técincas de promoção do desenvolvimento pessoal e social em crianças e jovens.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I. Formação Pessoal e Social de Criança

1. Desenvolvimento pessoal e social na 1.ª infância

A vinculação e as trajectórias de desenvolvimento

     A situação estranha na avaliação da vinculação

     O papel do pai

     A creche como contexto promotor de desenvolvimento pessoal e social

2. Desenvolvimento pessoal e social em idade pré-escolar

As trajectórias de desenvolvimento do comportamento anti-social

O currículo em educação pré-escolar como promotor de desenvolvimento pessoal e social: estudos longitudinais

A avaliação do desenvolvimento pessoal e social em idade pré-escolar

3. Desenvolvimento pessoal e social em idade escolar

Escolas protectoras e promotoras de bem-estar

A relação família-escola

 

Módulo II. Formação Pessoal e Social de Jovens.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Lopes, J., Rutherford, R., Cruz, M., Mathur, S., Quinn, M. (2006). Competências sociais: Aspectos comportamentais e de aprendizagem. Braga: Psiquilibrios.

Marzocchi, G.,  Capron, C., Di Pietro, M.,  Tauleria, E., Duyme, M., Frigerio, A., Gaspar, M., Hamilton,  H., Pithon, G., Simões,  A., & Thérond, C. (2004). The use of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) in the Southern European countries. European Child an Adolescent Psychiatry (Suppl

Pinheiro, M., & Ferreira, J. (2005). Motivação para o contacto social em jovens: Um estudo com a Escala de Orientação Interpessoal.  In C. Vieira et al. (Eds). Ensaios sobre o Comportamento Humano: Do diagnóstico à intervenção contributos nacionais e internacionais , 269 - 302. Coimbra: Almedina.

Pinheiro, M. R. (1998). (Re)Pensar o menor adolescente: Contributos para o seu desenvolvimento e (re)educação.  In  O direito de menores reforma ou revolução, 91 - 104. . Lisboa: Edições Cosmos.