Educação para a Autonomia e Aprendizagem Auto-Dirigida

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02747185
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades curricularesde Educação e Formação de Adultos, de nível básico, ou de áreas significativamente relacionadas.

Métodos de Ensino

Processo de aprendizagem e avaliação baseados na metodologia de Contrato de Aprendizagem.  

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem especificidades típicas de estudos avançados no domínio da Educação e Formação de Adultos, estando especialmente vocacionada para estudantes adultos. Finda frequência da unidade curricular, o/a mestrando/a:

  I. Descreve as principais razões sociológicas, políticas, epistemológicas, filosóficas e psicológicas que tornam imperiosa a educação para a autonomia e a aprendizagem autoditrigida.

 II. Define o conceito de autonomia na aprendizagem e de aprendizagem autodirigida.

III. Identifica as principais ideias erradas sobre a autonomia e a aprendizagem autodirigida.

IV. Identifica e analisa os principais modelos teóricos sobre a autonomia e a aprendizagem autodirigida.

 V. Descreve e distingue o papel do educador/facilitador, em função de vários posicionamentos teóricos.

VI. Identifica, conhece e implementa diferentes técnicas e estratégias promotoras da autonomia na aprendizagem (ou das suas dimensões), em diferentes contextos e com diferentes público.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Educar para a autonomia e a aprendizagem autodirigida: Fundamentos sociológicos e políticos; Epistemológicos; Filosóficos; Psicológicos

2. Do concetual

Terminologia e principais mitos

Modelos: Andragógico; Long; Brockett e Hiemstra; Carré; Grow; Oliveira; Teoria da autodeterminação

A autonomia e a autodireção na aprendizagem em termos desenvolvimentista: Teoria da aprendizagem transformativa; Teoria do desenvolvimento do eu de Loevinger; Esquema de Perry sobre o desenvolvimento intelectual e ético; Modelo do juízo reflexivo; Modelo das crenças epistemológicas

3. À prática 

O papel do educador: Modelos instrucional, humanista, crítico, cognitivista, socioconstrutivista

Analisar necessidades, identificar interesses, valores e potencialidades

Estabelecer objetivos

Identificar obstáculos

Fortalecer a autodisciplina

Promover a autoconfiança, a autoestima e o equilíbrio emocional

Promover o trabalho em equipa e o comportamento assertivo

Desenvolver o pensamento reflexivo.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação Contínua:Contrato de Aprendizagem -100%. O trabalho desenvolvido e a avaliação é realizada de acordo com o Contrato de Aprendizagem de cada estudante.: 100.0%

Avaliação
Avaliação final: Exame : 100.0%

Bibliografia

Brockett, R. G. & Hiemstra, R. (1991). Self-direction in adult learning. London: Routledge.

Brookfield, S. (1995). Developing critical thinkers: Milton Keynes: Open University.

Carré, P. & Moisan, A. (2002). La formation autodirigée. Paris: L’Harmattan.

Freire, P. (2000). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra.

Knowles, M. (1975). Self-directed learning. Chicago: Follett Publishing.

Knowles, M. (1991). Using learning contracts. San Francisco: Jossey-Bass.

Knowles, M. (2005). The adult learner. Amsterdam: Elsevier.

Mezirow & Associates (2000). Learning as transformation. San Francisco: Jossey-Bass.

Oliveira, A. (1997). Autodirecção na aprendizagem. Revista Portuguesa de Pedagogia, 31(1), 35-57