Educação para a Autonomia e Aprendizagem Auto-Dirigida
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2021-2022
02747185
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Unidades curricularesde Educação e Formação de Adultos, de nível básico, ou de áreas significativamente relacionadas.
Métodos de Ensino
Processo de aprendizagem e avaliação baseados na metodologia de Contrato de Aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem especificidades típicas de estudos avançados no domínio da Educação e Formação de Adultos, estando especialmente vocacionada para estudantes adultos. Finda frequência da unidade curricular, o/a mestrando/a:
I. Descreve as principais razões sociológicas, políticas, epistemológicas, filosóficas e psicológicas que tornam imperiosa a educação para a autonomia e a aprendizagem autoditrigida.
II. Define o conceito de autonomia na aprendizagem e de aprendizagem autodirigida.
III. Identifica as principais ideias erradas sobre a autonomia e a aprendizagem autodirigida.
IV. Identifica e analisa os principais modelos teóricos sobre a autonomia e a aprendizagem autodirigida.
V. Descreve e distingue o papel do educador/facilitador, em função de vários posicionamentos teóricos.
VI. Identifica, conhece e implementa diferentes técnicas e estratégias promotoras da autonomia na aprendizagem (ou das suas dimensões), em diferentes contextos e com diferentes público.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Educar para a autonomia e a aprendizagem autodirigida: Fundamentos sociológicos e políticos; Epistemológicos; Filosóficos; Psicológicos
2. Do concetual
Terminologia e principais mitos
Modelos: Andragógico; Long; Brockett e Hiemstra; Carré; Grow; Oliveira; Teoria da autodeterminação
A autonomia e a autodireção na aprendizagem em termos desenvolvimentista: Teoria da aprendizagem transformativa; Teoria do desenvolvimento do eu de Loevinger; Esquema de Perry sobre o desenvolvimento intelectual e ético; Modelo do juízo reflexivo; Modelo das crenças epistemológicas
3. À prática
O papel do educador: Modelos instrucional, humanista, crítico, cognitivista, socioconstrutivista
Analisar necessidades, identificar interesses, valores e potencialidades
Estabelecer objetivos
Identificar obstáculos
Fortalecer a autodisciplina
Promover a autoconfiança, a autoestima e o equilíbrio emocional
Promover o trabalho em equipa e o comportamento assertivo
Desenvolver o pensamento reflexivo.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação Contínua:Contrato de Aprendizagem -100%. O trabalho desenvolvido e a avaliação é realizada de acordo com o Contrato de Aprendizagem de cada estudante.: 100.0%
Avaliação
Avaliação final: Exame : 100.0%
Bibliografia
Brockett, R. G. & Hiemstra, R. (1991). Self-direction in adult learning. London: Routledge.
Brookfield, S. (1995). Developing critical thinkers: Milton Keynes: Open University.
Carré, P. & Moisan, A. (2002). La formation autodirigée. Paris: L’Harmattan.
Freire, P. (2000). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra.
Knowles, M. (1975). Self-directed learning. Chicago: Follett Publishing.
Knowles, M. (1991). Using learning contracts. San Francisco: Jossey-Bass.
Knowles, M. (2005). The adult learner. Amsterdam: Elsevier.
Mezirow & Associates (2000). Learning as transformation. San Francisco: Jossey-Bass.
Oliveira, A. (1997). Autodirecção na aprendizagem. Revista Portuguesa de Pedagogia, 31(1), 35-57