Educação, Municípios e Desenvolvimento Local
1
2023-2024
02747196
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns
Métodos de Ensino
Na unidade curricular far-se-á apelo a diversos métodos de ensino, merecendo destaque os métodos expositivo e ativo, sendo mobilizadas estratégias diversificadas de ensino-aprendizagem. Deste modo, articula-se o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas no trabalho do estudante. Assim, será incentivada a realização de breves análises de textos; a realização de pequenas sínteses; a elaboração de questões sobre o conteúdo ministrado nas aulas; a realização e apresentação de trabalho de revisão da literatura sobre tema a combinar.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem por finalidade principal promover a reflexão fundamentada sobre a dimensão e a capacidade da intervenção local no domínio da educação. Os resultados de aprendizagem devem ser os seguintes:
Definir e caracterizar o âmbito da ação educativa e as suas manifestações nos domínios formal, não-formal e informal.
Definir diferentes conceitos de desenvolvimento situando-os no tempo.
Caraterizar desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano.
Definir autarquia na perspetiva da Administração e do Direito Público.
Indicar as principais disposições da Constituição da República Portuguesa sobre as autarquias.
Identificar e caraterizar diferentes períodos da relação dos municípios com a educação.
Apreciar diferentes mecanismos e instrumentos de planificação estratégica nos municípios.
Caracterizar as competências das autarquias no âmbito da educação.
Refletir sobre a capacidade de os municípios se assumirem como protagonistas no domínio da educação em Portugal.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Governação e Governância,
- A organização do poder local na perspetiva da Administração e do Direito Público;
- Educação, sistema educativo e sistema escolar;
- Centralização e descentralização e administração do sistema educativo;
- Evolução do conceito de desenvolvimento;
- Desenvolvimento sustentável e Desenvolvimento Humano;
- O percurso da intervenção municipal na Educação em Portugal até à década de setenta;
- As autarquias e a sua intervenção na educação no Portugal democrático;
- Organismos e instrumentos de planificação estratégica e de organização da educação nos municípios;
- Projetos educativos e o desenvolvimento local;
- Associativismo e gestão participativa na intervenção local;
- O poder local e a diversidade das intervenções em educação.
Docente(s) responsável(eis)
António Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Planificação e desenvolvimento de uma sessão de formação: 50.0%
Bibliografia
Batista, S. (2014). Políticas de descentralização para o nível local. Sentidos de evolução do papel dos municípios na educação, In M. L. Rodrigues (Org.), 40 anos de políticas de educação em Portugal, Conhecimento, Atores e Recursos (Volume II) (pp. 405-420), Coimbra: Almedina.
Fernandes, A. S. (2005). Contextos da intervenção educativa local e a experiência dos municípios portugueses. In Formosinho, J. et al. (eds). Administração da Educação – Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto: Asa.
Elfert, M. (2019). Lifelong learning in Sustainable Development Goal 4: What does it mean for UNESCO’s rights-based approach to adult learning and education?. International Review of Education, 65, 537–55
Martins, J. (2014). O Portugal democrático e a relação dos municípios com a educação: balanço e perspetivas, Educação Sociedade & Culturas, 43, 25-43
Volpi, Y. D. & Pacheco, R. (2016). Parque Verde do Mondego: gestão e uso público. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 8(2), 261