Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal e Social do Adulto e do Idoso

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02747269
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Teoria e prática de Educação de Adultos

Métodos de Ensino

Exposições; trabalho de grupo; discussões socráticas; portefólio; revisões bibliográficas.

 

Avaliação:

 

Os alunos que se encontrarem em:

1) Regime de avaliação periódica: Devem elaborar sínteses reflexivas dos exercícios em sala de aula (4 exercícios) e coligir tudo no Portefólio Reflexivo de Aprendizagens a entregar na última semana de aulas (10 valores) + valiação teórica na época de exame (10 valores). As duas provas totalizam os 20 valores. 

2) Regime de avaliação final: Devem apresentar-se a exame, nas respectivas épocas, para realizarem uma única prova teórica (de tipo A), a qual incide sobre toda a matéria abordada.

Resultados de Aprendizagem

A meta fundamental é desenvolver nos alunos a capacidade de ajudarem os adultos a compreenderem-se melhor a si próprios, aos outros e a situarem-se melhor na comunidade e no mundo.

 

Findo o programa a seguir especificado, o/a mestrando/a, em termos de resultados de aprendizagem:
1. Identifica e compreende os conceitos e os princípios gerais que orientam o desenvolvimento pessoal e social do adulto e do idoso.
2. Conhece, interpreta e discute os quadros teóricos mais relevantes para a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do adulto e do idoso.
3. Identifica e compreende as principais dimensões desenvolvimentistas inerentes às teorias da aprendizagem do adulto.
4. É capaz de desenvolver a capacidade de aprendizagem, fomentar o pensamento reflexivo e promover a ligação à comunidade, numa perspectiva de potenciação do desenvolvimento e da educação ao longo da vida. 
5. Conhece e compreende os principais modelos e factores associados ao envelhecimento bem sucedido e à qualidade de vida dos idosos.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Conceitos e fundamentos da aprendizagem e do desenvolvimento dos adultos e idosos
a) Aprendizagem, desenvolvimento e educação de adultos e idosos: questões terminológicas
b) Aprendizagem e desenvolvimento humano na idade adulta: principais determinantes e princípios meta-teóricos
c) Interligar a aprendizagem e o desenvolvimento na idade adulta;
II. Teorias – chave para a praxis transformativa:
a) Teorias construtivo-desenvolvimentistas;
b) Modelos de aprendizagem experiencial;c) Teoria da aprendizagem transformativa;
d) Modelos do desenvolvimento cognitivo;
e) Atenção, memória e cognição;
III. Educar adultos e idosos com objectivos desenvolvimentistas;
a) Compreender o conhecimento como um processo dialógico;
b) Promover uma relação dialógica consigo próprio(a);
c) Fomentar a capacidade de aprender continuamente;
d) Desenvolver a iniciativa e a autoria pessoal;
e) Promover a ligação aos outros e à comunidade;
IV. Potenciar o desenvolvimento e a integração na idade adulta avançada:
a) A revolução gerontológica;
b) Envelhecimento bem sucedido e qualidade de vida;
c) Sabedoria, sentido da vida e espiritualidade.

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação periódica
Regime de avaliação periódica: Devem elaborar sínteses reflexivas dos exercícios em sala de aula (4 exercícios) e coligir tudo no Portefólio Reflexivo de Aprendizagens a entregar na última semana de aulas (10 valores) + valiação teórica na época de exame (10 valores). As duas provas totalizam os 20 valore: 100.0%

Bibliografia

Johnson, M. L. (Ed.) (2003). The Cambridge handbook of age and ageing. Cambridge: UniversityPress.
Marchand, H. (2004). O desenvolvimento da reflexividade na idade adulta: Teoria, dados e implicações na formação. Revista da Educação, XII (1),91-101.
Merriam, S. B., Caffarella, R. S. & Baumgarten (2007). Learning in adulthood: A comprehensive guide (3ª ed.). San Francisco: Jossey-Bass
Mezirow, J. & Associates (2000). Learning as transformation: Critical perspectives on a theory in progress (pp. 3-33). San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Mezirow, J. (1996). Contemporary paradigms of learning. Adult Education Quarterly, 46 (3), 158-173.
Oliveira, A. L. (2004). O professor enquanto facilitador da aprendizagem. Psychologica, nº Extra-Série de homenagem ao Prof. Doutor Manuel Viegas Abreu, 523-534.
Oliveira, A. L. (2007). Desenvolvimento do pensamento reflexivo e educação de adultos: Uma revisão de modelos teóricos. In A. C. Fonseca, M. J. Seabra-Santos & M. F. Gaspar (Eds.), Psicologia e educação: Novos e velhos temas (pp. 217-246). Coimbra: Edições Almedina.
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.
Simões, A. (2007). O que é a educação?  In A. C. Fonseca, M. J. Seabra-Santos & M. F. Gaspar (Eds.), Psicologia e educação: Novos e velhos temas (pp. 31-52). Coimbra: Edições Almedina.
Taylor, K., Marienau, C. Fiddler, M. (2000). Developing adult learners: Strategies for teachers and trainers. San Francisco: Jossey-Bass.
Tornstam, L. (2003). Gerotrancendence from young old age to old old age. Online publication from the Social Gerontology Group, Uppsala (www.soc.uu.se/publications/fulltext/gtransoldold.pdf).
Vandenplas-Holper, C. (2000). Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice: Maturidade e sabedoria (Tradução de Paulo Renato Cardoso de Jesus). Porto: Edições ASA.