Modelos e Práticas de Educação e Formação de Adultos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02747275
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Métodos de Ensino

Exposições; trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo;  histórias de vida.

Resultados de Aprendizagem

·Debater a evolução histórica do pensamento e das práticas da Educação e Formação de Adultos

·Compreender e comparar alguns dos modelos teóricos concebidos especificamente para a Educação e Formação de Adultos

·Caracterizar as políticas públicas, nacionais e europeias, de Educação e Formação de Adultos, problematizando, à luz dos modelos teóricos estudados, as práticas que delas resultam

·Planificar, desenvolver e avaliar actividades de Educação e Formação que melhor sirvam os projectos de vida e as necessidades individuais e colectivas das pessoas adultas

Estágio(s)

Não

Programa

1.       Educação e Formação de Adultos: perspectivas históricas e conceptuais.

a.       Os modelos de “Educação para a Vida” e da “Promoção Social”

b.      Contributos da UNESCO para a delimitação das dimensões ideológica e tecnológica

c.       A Educação de Adultos no âmbito da Educação Permanente

d.      Educação e Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida

2.       Tendências recentes e especificidade da Educação e Formação de Adultos

3.       Modelos e práticas de Educação e Formação de Adultos

a.       Andragogia

b.      Aprendizagem Transformativa

c.       Círculos de Cultura

d.      Histórias de Vida

4.       A Validação de Adquiridos como organizador da oferta e procura de Educação e Formação de Adultos

5.       Reconhecimento, Validação e Certificação de Saberes e Competências: finalidades e metodologias