Modelos e Práticas de Educação e Formação de Adultos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02747275
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposições debates; trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo;  Relatos biográficos.

Resultados de Aprendizagem

Debater a evolução histórica do pensamento e das práticas da Educação e Formação de Adultos.

Compreender e comparar alguns dos modelos teóricos concebidos especificamente para a Educação e Formação de Adultos.

Caracterizar as políticas públicas, nacionais e europeias, de Educação e Formação de Adultos, problematizando, à luz dos modelos teóricos estudados, as práticas que delas resultam.

Planificar, desenvolver e avaliar atividades de Educação e Formação que melhor sirvam os projetos de vida e as necessidades individuais e coletivas das pessoas adultas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Educação e Formação de Adultos: perspetivas históricas e conceptuais

1.1. Os modelos de “Educação para a Vida” e da “Promoção Social”

1.2. Contributos da UNESCO para a delimitação das dimensões ideológica e tecnológica

1.3. A Educação de Adultos no âmbito da Educação Permanente

1.4. Educação e Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida

2.Tendências recentes e especificidade da Educação e Formação de Adultos

3. Modelos e práticas de Educação e Formação de Adultos

3.1. Andragogia

3.2. Aprendizagem Transformativa

3.3. Círculos de Cultura

3.4. Histórias de Vida

4. A Validação de Adquiridos como organizador da oferta e procura de Educação e Formação de Adultos

5. Reconhecimento, Validação e Certificação de Saberes e Competências: finalidades e metodologias

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalhos práticos: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Alcoforado, L. (2013). Estrategias, retos y recursos para los orientadores en el escenario de la educación y formación a lo largo de la vida. In P. Figuera Lazo (Ed.). Orientación Professional y Transiciones en el Mundo Global, (pp. 21-50). Barcelona: Laertes.

Alcoforado, L. (2012). Educação e Formação de Adultos em Portugal, na actualidade. Um olhar a partir da investigação. Educação & Emprego, 4, 14-19.

Alcoforado, L. (2012). As Histórias de Vida na Educação e Formação de Adultos: O desafio de promover uma auto(eco)confrontação transformativa e emancipatória. In J. L. Cunha & P. P. Vicentini (Eds.). Pesquisa (Auto)Biográfica, Temas Transversais. (pp. 29-54). Natal, Porto Alegre, Salvador: EDUFRN, ediPUCRS, EDUNEB.

Alcoforado, L. (2008). Competências, cidadania e profissionalidade: Limites e desafios para a construção de um modelo português de Educação e Formação de Adultos. Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.