Perturbações do Desenvolvimento e Implicações Educativas

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02747297
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em Ciências da Educação.

Métodos de Ensino

Ensino

Método expositivo/argumentativo.

Role-plays.

Trabalhos de grupo.

Trabalhos de campo.

Discussão de casos.

Avaliação

A avaliação e classificação final resultarão de uma das modalidades seguintes escolhida por cada estudante: 1) Avaliação periódica ou 2) Avaliação final/Exame.

 

1) Avaliação periódica:

-Conjunto de tarefas/trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo e apresentados nas aulas (provas de tipo B): 50% da classificação total.

-Trabalho final individual (prova de tipo B) sobre um tema do programa da disciplina (Extensão: 15 páginas). 50% da classificação total.

2) Avaliação final/Exame

Exame Final (prova de tipo A) sobre a matéria do programa, incluindo os temas propostos e discutidos durante as aulas: 100% da classificação total.

Resultados de Aprendizagem

No contexto da unidade curricular Perturbações do Desenvolvimento e Implicações Educativas (PDIE), é suposto que o aluno do Mestrado em Ciências da Educação evidencie e consolide conhecimentos integrados sobre o desenvolvimento humano, incluindo os factores que o determinam, bem como o tipo de interacções facilitadoras ou inibidoras que o materializam, donde emerge a necessidade de compreender o processo dinâmico de desenvolvimento. Para além destes aspectos, o aluno deve integrar a conceptualização das necessidades educativas específicas dos sujeitos atípicos, não só com deficiência, mas também com situações para-patológicas ou de desvio à norma. Assim, serão considerados, tal como acontece noutros países, os “sujeitos excepcionais” (exceptional), uma vez que o termo “sujeitos com deficiência” é restritivo no que às perturbações do desenvolvimento se refere, bem como às implicações educativas daí decorrentes.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução – Especificação do conceito de Desenvolvimento. Principais características das etapas de desenvolvimento ao longo da vida.

1. As perturbações do desenvolvimento e implicações educativas numa escola para todos.

2. Paradigmas da inclusão no contexto mundial.

3. Perturbações do Desenvolvimento e/ou Necessidades Educativas Especiais:

3.1 A sobredotação;  

3.2 Perturbações do desenvolvimento associadas ao comportamento anti-social, delinquência e violência;

3.3 Perturbações da linguagem e dificuldades de aquisição da leitura e da escrita;

3.4 Hiperactividade;

3.5 A criança socioculturalmente desfavorecida;   

3.6 A deficiência mental;

3.7 Síndroma de Down; 

3.8 Autismo;

3.9 A deficiência motora;

3.10 A deficiência visual;

3.11 A deficiência auditiva;

3.12 A multideficiência. 

 Conclusão – A promoção do desenvolvimento de indivíduos com perturbações do desenvolvimento.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias

Bibliografia

Bautista, R. (Org.) (1997). Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivro.

Binder, G. & Michaelis, R. (2006). Perturbações no Desenvolvimento e na Aprendizagem. Lisboa: Trilhos.

Cain, K., Stone, C. A; Oakhill, J (2007) Children´s Comprehension Problems in Oral and Written Language: A Cognitive Perspective. NY: Guilford Pub.

Lopes, J.A. (2001). Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de "ensinagem". Coimbra: Quarteto. (pp. 23-56).

Lopes, J.A. (2003). A hiperactividade. Coimbra: Quarteto.

Pereira, F. (2008). Unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo: normas orientadoras. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Rief, S. & Heimburge, J. (2003). Como ensinar todos os alunos na sala de aula inclusiva – Estratégias prontas a usar, lições e actividades concebidas para ensinar alunos com necessidades educativas especiais (II volume). Porto: Porto Editora.

Serra, H. (2008) (Coord.). Estudos em necessidades educativas especiais. Domínio cognitivo. Serzedo: Edições Gailivro.

UNESCO (1996). Necessidades educativas especiais na sala de aula. Conjunto de materiais para a formação de professores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 

Vale Dias, M. L. (2000). A educação pós-moderna: Uma resposta ao desenvolvimento e educação das crianças sobredotadas? Sobredotação, 1, 65-73.