Perturbações do Desenvolvimento e Implicações Educativas
1
2013-2014
02747297
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura em Ciências da Educação.
Métodos de Ensino
Ensino
Método expositivo/argumentativo.
Role-plays.
Trabalhos de grupo.
Trabalhos de campo.
Discussão de casos.
Avaliação
A avaliação e classificação final resultarão de uma das modalidades seguintes escolhida por cada estudante: 1) Avaliação periódica ou 2) Avaliação final/Exame.
1) Avaliação periódica:
-Conjunto de tarefas/trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo e apresentados nas aulas (provas de tipo B): 50% da classificação total.
-Trabalho final individual (prova de tipo B) sobre um tema do programa da disciplina (Extensão: 15 páginas). 50% da classificação total.
2) Avaliação final/Exame
Exame Final (prova de tipo A) sobre a matéria do programa, incluindo os temas propostos e discutidos durante as aulas: 100% da classificação total.
Resultados de Aprendizagem
No contexto da unidade curricular Perturbações do Desenvolvimento e Implicações Educativas (PDIE), é suposto que o aluno do Mestrado em Ciências da Educação evidencie e consolide conhecimentos integrados sobre o desenvolvimento humano, incluindo os factores que o determinam, bem como o tipo de interacções facilitadoras ou inibidoras que o materializam, donde emerge a necessidade de compreender o processo dinâmico de desenvolvimento. Para além destes aspectos, o aluno deve integrar a conceptualização das necessidades educativas específicas dos sujeitos atípicos, não só com deficiência, mas também com situações para-patológicas ou de desvio à norma. Assim, serão considerados, tal como acontece noutros países, os “sujeitos excepcionais” (exceptional), uma vez que o termo “sujeitos com deficiência” é restritivo no que às perturbações do desenvolvimento se refere, bem como às implicações educativas daí decorrentes.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução – Especificação do conceito de Desenvolvimento. Principais características das etapas de desenvolvimento ao longo da vida.
1. As perturbações do desenvolvimento e implicações educativas numa escola para todos.
2. Paradigmas da inclusão no contexto mundial.
3. Perturbações do Desenvolvimento e/ou Necessidades Educativas Especiais:
3.1 A sobredotação;
3.2 Perturbações do desenvolvimento associadas ao comportamento anti-social, delinquência e violência;
3.3 Perturbações da linguagem e dificuldades de aquisição da leitura e da escrita;
3.4 Hiperactividade;
3.5 A criança socioculturalmente desfavorecida;
3.6 A deficiência mental;
3.7 Síndroma de Down;
3.8 Autismo;
3.9 A deficiência motora;
3.10 A deficiência visual;
3.11 A deficiência auditiva;
3.12 A multideficiência.
Conclusão – A promoção do desenvolvimento de indivíduos com perturbações do desenvolvimento.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Bibliografia
Bautista, R. (Org.) (1997). Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivro.
Binder, G. & Michaelis, R. (2006). Perturbações no Desenvolvimento e na Aprendizagem. Lisboa: Trilhos.
Cain, K., Stone, C. A; Oakhill, J (2007) Children´s Comprehension Problems in Oral and Written Language: A Cognitive Perspective. NY: Guilford Pub.
Lopes, J.A. (2001). Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de "ensinagem". Coimbra: Quarteto. (pp. 23-56).
Lopes, J.A. (2003). A hiperactividade. Coimbra: Quarteto.
Pereira, F. (2008). Unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo: normas orientadoras. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Rief, S. & Heimburge, J. (2003). Como ensinar todos os alunos na sala de aula inclusiva – Estratégias prontas a usar, lições e actividades concebidas para ensinar alunos com necessidades educativas especiais (II volume). Porto: Porto Editora.
Serra, H. (2008) (Coord.). Estudos em necessidades educativas especiais. Domínio cognitivo. Serzedo: Edições Gailivro.
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Vale Dias, M. L. (2000). A educação pós-moderna: Uma resposta ao desenvolvimento e educação das crianças sobredotadas? Sobredotação, 1, 65-73.