Gestão de Projetos
1
2023-2024
02747022
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base exigidos para o sucesso dos objetivos definidos são a História, a Filosofia e a Teoria da Educação, bem como a capacidade de análise e reflexão de conceitos, textos, ideias e práticas educativas numa perspetiva teórica.
Métodos de Ensino
A unidade curricular de Gestão de Projetos explora abordagens estratégicas ao planeamento, organização, controlo e avaliação de projetos de investigação e de intervenção educativa, formativa, social e organizacional.
Os participantes aplicarão os conceitos, modelos e mecanismos de gestão ao desenvolvimento de dois projetos: um projeto de investigação e um projeto de intervenção usando software adequado.
Resultados de Aprendizagem
Compreender os modelos teóricos de suporte à metodologia de projeto.
Articular os processos de gestão de projetos (planeamento, execução e controlo) com as etapas do ciclo de vida de um projeto (concepção, desenvolvimento, implementação e conclusão).
Reconhecer e valorizar as competências pessoais, interpessoais, grupais e de comunicação relacionadas com as atividades profissionais do gestor de projetos.
Elaborar projetos de investigação e de intervenção com diferentes finalidades e em diferentes contextos educativos, formativos, organizacionais e sóciocomunitários utilizando ferramentas informáticas adequadas.
Mobilizar recursos em colaboração com diferentes agentes, de forma articulada, transversal e transdisciplinar.
Conhecer as políticas e os normativos legais de suporte a financiamento de projetos de investigação e de intervenção.
Elaborar candidaturas de projetos de investigação e de intervenção, utilizando os normativos legais de suporte a financiamento.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Conceito de Projeto e modelos teóricos de suporte.
1.1. O projeto como uma maneira diferente de pensar e agir: sentido, antecipação, autonomia, motivação, eficácia, transversalidade e transdiciplinaridade.
1.2. A metodologia de projeto: fundamentação e fases de desenvolvimento.
2. Planeamento estratégico e planeamento operacional de projetos.
2.1. Planeamento estratégico e planeamento operacional de projetos: questões de sustentabilidade preliminar.
2.2. O ciclo de vida de um projeto, o ciclo dinâmico da gestão de projetos e a vida nas organizações.
2.3. Organização e liderança de um projeto: o desenvolvimento de competências associadas à gestão de projetos (competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação com recurso a software).
3. Projetos de investigação e de intervenção em contextos educativos, formativos, organizacionais e sóciocomunitários
4.Planear, desenvolver e avaliar projetos.
5. Fontes de financiamento.
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de Grupo: 50.0%
Trabalho Individual: 50.0%
Bibliografia
Alcoforado, L., Cordeiro, A. M. R., & Ferreira, A. G. (2013). O Turismo entendido como vetor estratégico em projetos educativos municipais promotores de desenvolvimento sustentado. Reflexões a partir do caso da Figueira da Foz. In F. Cravidão & N. Santos. Turismo e Cultura, (pp. 357-368). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Aïm, R. (2007). L’essentiel de la gestion de projet. Paris: Gualino.
Bellenger, L., & Couchaere, M. J. (1992). Animer et gérer un projet. Paris: ESF.
Boutinet, J. P. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituo Piaget.
Caffarella, R. (2002). Planning Programs for Adult Learners: A Comprehensive Guide.
San Francisco: Jossey-Bass.
Cordeiro, A. R; Alcoforado, J. L. M; & Ferreira, A. G. (2012). Projeto Educativo Local. Um processo associado a estratégias de desenvolvimento integrado e sustentável, Cadernos de Geografia, 30/31, 313 - 324.
Garel, G. (2003). Le management de projet. Paris: La Découverte.