Gestão de Projetos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02747022
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos de base  exigidos para o sucesso dos objetivos definidos são a História, a Filosofia e a Teoria da Educação, bem como a capacidade de análise e reflexão de conceitos, textos, ideias e práticas educativas numa perspetiva teórica.

Métodos de Ensino

A unidade curricular de Gestão de Projetos explora abordagens estratégicas ao planeamento, organização, controlo e avaliação de projetos de investigação e de intervenção educativa, formativa, social e organizacional.

Os participantes aplicarão os conceitos, modelos e mecanismos de gestão ao desenvolvimento de dois projetos: um projeto de investigação e um projeto de intervenção usando software adequado.

Resultados de Aprendizagem

Compreender os modelos teóricos de suporte à metodologia de projeto.

Articular os processos de gestão de projetos (planeamento, execução e controlo) com as etapas do ciclo de vida de um projeto (concepção, desenvolvimento, implementação e conclusão).

Reconhecer e valorizar as competências pessoais, interpessoais, grupais e de comunicação relacionadas com as atividades profissionais do gestor de projetos.

Elaborar projetos de investigação e de intervenção com diferentes finalidades e em diferentes contextos educativos, formativos, organizacionais e sóciocomunitários utilizando ferramentas informáticas adequadas.

Mobilizar recursos em colaboração com diferentes agentes, de forma articulada, transversal e transdisciplinar.

Conhecer as políticas e os normativos legais de suporte a financiamento de projetos de investigação e de intervenção.

Elaborar candidaturas de projetos de investigação e de intervenção, utilizando os normativos legais de suporte a financiamento.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Conceito de Projeto e modelos teóricos de suporte.

1.1. O projeto como uma maneira diferente de pensar e agir: sentido, antecipação, autonomia, motivação, eficácia, transversalidade e transdiciplinaridade.

1.2. A metodologia de projeto: fundamentação e fases de desenvolvimento.

2. Planeamento estratégico e planeamento operacional de projetos.

2.1. Planeamento estratégico e planeamento operacional de projetos: questões de sustentabilidade preliminar.

2.2. O ciclo de vida de um projeto, o ciclo dinâmico da gestão de projetos e a vida nas organizações.

2.3. Organização e liderança de um projeto: o desenvolvimento de competências associadas à gestão de projetos (competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação com recurso a software).

3. Projetos de investigação e de intervenção em contextos educativos, formativos, organizacionais e sóciocomunitários

4.Planear, desenvolver e avaliar projetos.

5. Fontes de financiamento.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de Grupo: 50.0%
Trabalho Individual: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Alcoforado, L., Cordeiro, A. M. R., & Ferreira, A. G. (2013). O Turismo entendido como vetor estratégico em projetos educativos municipais promotores de desenvolvimento sustentado. Reflexões a partir do caso da Figueira da Foz. In F. Cravidão & N. Santos. Turismo e Cultura, (pp. 357-368). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Aïm, R. (2007). L’essentiel de la gestion de projet. Paris: Gualino.

Bellenger, L., & Couchaere, M. J. (1992). Animer et gérer un projet. Paris: ESF.

Boutinet, J. P. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituo Piaget.

Caffarella, R. (2002). Planning Programs for Adult Learners: A Comprehensive Guide.

San Francisco: Jossey-Bass.

Cordeiro, A. R; Alcoforado, J. L. M; & Ferreira, A. G. (2012). Projeto Educativo Local. Um processo associado a estratégias de desenvolvimento integrado e sustentável, Cadernos de Geografia, 30/31, 313 - 324.

Garel, G. (2003). Le management de projet. Paris: La Découverte.