Literatura Brasileira

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02360575
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Bom domínio da língua portuguesa.

Métodos de Ensino

O ensino será seminarial, centrado na leitura e debate de um corpus de textos da literatura, da crítica e história literária brasileiras e ainda da linguística histórica do Brasil. As sessões consistirão em exposições, pelo docente ou pelos estudantes, que deverão apresentar um conjunto de trabalhos de tipologia diversa.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre o estudante deverá (i) ter um conhecimento aprofundado do autor ou tema estudado, (ii) dominar os problemas (teóricos, políticos, pedagógicos) resultantes da articulação entre o “português do Brasil” e a “literatura no Brasil” e (iii) ser capaz de situar os textos da literatura brasileira que estudou dentro de uma ideia de “literatura de língua portuguesa”.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular visa iniciar os estudantes na pesquisa sobre literatura brasileira ao nível de pós­ graduação. Tendo em atenção a natureza do curso em que se insere, o programa centrar­-se­-á na relação entre  a língua materna (o “português do Brasil”) e a literatura que se produziu historicamente no Brasil. Nesse sentido, serão tópicos centrais do programa os problemas de ordem teórica, política e pedagógica que  resultam da articulação histórica entre a língua portuguesa falada e escrita no Brasil e a literatura produzida nesse país. O programa visa elaborar uma perspetiva crítica dotada de autonomia em relação aos discursos da história literária e da crítica brasileiras, reforçando a diferença dos Estudos Brasileiros quando produzidos em Portugal.

Docente(s) responsável(eis)

Alberto Sismondini

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 80.0%

Bibliografia

 

BAPTISTA, A. (2005). O Livro Agreste. Ensaio de Curso de Literatura Brasileira. Campinas: Editora Unicamp. COUTINHO, A. (2001). Introdução à Literatura no Brasil. 17ª ed.. Rio de Janeiro: Bertrand  Brasil.

MERQUIOR, J. (1996). De Anchieta a Euclides. Breve História da Literatura Brasileira. 3ª ed.. Rio de Janeiro: Topbooks.

NASCENTES, A. (2003). Estudos Filológicos. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras.

PERRONE­MOISÉS, Leyla (2007). Vira e mexe Nacionalismo. Paradoxos do Nacionalismo Literário. São Paulo: Companhia das Letras.

PINTO, E. (1990). A Gramatiquinha de Mário de Andrade. Texto e Contexto. São Paulo: Livraria Duas Cidades. SCHWARZ, Roberto (1981). A importação do romance e suas contradições em Alencar. In Ao Vencedor as Batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro (pp. 29­60). São Paulo: Livraria Duas Cidades.

SENA, J. (1988). Estudos de Cultura e Literatura Brasileira. Lisboa: Edições 70.