Gestão da Qualidade
3
2015-2016
01211156
Gestão
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Métodos de Ensino
A - Metodologia:
Aulas teóricas e práticas com recurso a bibliografia de suporte (fornecida aos alunos pelo professor) e aplicação da teoria em exercícios práticos (resolvidos em sala de aula e em grupos de trabalho)
B - Avaliação Contínua:
a) 2 Frequências (30% + 30%) = 60%
b) Trabalhos de grupo: 1 trabalho escrito (de pesquisa) com defesa e apresentação em aula (20%) + resolução de casos práticos em sala de aula (20%) = 40%
Notas: a) É obrigatório que o aluno obtenha a nota mínima de oito (8) valores nas duas frequências (média) para continuar no regime de avaliação contínua; b) os grupos de trabalho são constituídos no máximo por quatro (4) alunos.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos básicos de gestão da qualidade e qualidade total, as principais abordagens e modelos de gestão da qualidade, assim como o conhecimento de instrumentos de medição e avaliação da qualidade nas organizações públicas e privadas.
Pretende-se que os alunos dominem os conceitos básicos da gestão da qualidade, conheçam os modelos e sistemas de qualidade e saibam aplicar as métricas e formas de avaliação em casos práticos da vida das organizações modernas, valorizando, deste modo, a capacidade analítica e crítica do aluno.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.1. Enquadramento do conceito
1.2. Definição de qualidade
1.3. Características da qualidade
1.4. Importância do estudo da qualidade
1.5. Perspectiva histórica da gestão da qualidade
1.6. Principais abordagens da qualidade
II – Gestão da Qualidade de Serviço
2.1. Conceito de serviço e características
2.2. Modelos de qualidade de serviço
2.3. Medição da qualidade de serviço: diferentes indicadores
2.4. Integração dos diferentes indicadores de avaliação
III – Da Gestão da Qualidade à Qualidade Total
3.1. Conceitos fundamentais da gestão da qualidade total
3.2. Benefícios e custos da qualidade
3.3. Os modelos de excelência: instrumentos e aplicabilidade aos serviços
3.4. Os prémios de excelência
3.5. Excelência como vantagem competitiva
3.6. O modelo de excelência da EFQM
IV – Instrumentos de medição e avaliação da qualidade
4.1. Melhoria Contínua: Benchmarking
4.2. Implementação da Norma ISO 9001: 2001
4.3. Balanced Scorecard
V – Gestão da Qualidade e Qualidade da Gestão
5.1. Ciclos de Vida
5.2. Qualidade, tecnologia e competitividade
5.3. Estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Maria do Céu Colaço Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalhos de grupo: 1 trabalho escrito (de pesquisa) com defesa e apresentação em aula (20%) + resolução de casos práticos em sala de aula (20%): 40.0%
Avaliação Contínua: 2 Frequências (30% + 30%): 60.0%
Bibliografia
Bank, J. (1998). Qualidade Total – Manual de Gestão. Lisboa: Edições CETOP. (pp: 38-133 e 188-210)
Bernillon, A. e Cérutti (1990). A Qualidade Total – Implementação e Gestão. São Paulo: Lidel – Edições Técnicas.
Camp, R.C. (1993). Benchmarking – O Caminho da Qualidade Total. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Lda. (pp: 1-60)
Dale, B. e Cooper, C. (1995). Qualidade Total e Recursos Humanos. Lisboa: Editorial Presença. (pp: 21-67, 96-117, 134-173, 190-229 e 237-261)
Cruz, C. P. (2005). Balanced Scorecard: Concentrar uma organização no que é essencial! Porto: Vida Económica. (pp: 75-120)
Goetsch, D. L. e Davis, S. B. (1997). Introdution to Total Quality: Quality Management for Production, Processing and Services. New Jersey: Prentice Hall.
Juran, J. M. (1992). A Qualidade desde o Projecto. São Paulo: Livraria Pioneira Editora
Oakland, J. S. (2002). Total Organizational Excellence: Achieving World-Class Performance. Oxford: Butterworth Heinemann.
Pinto, A. R. (2007). Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Edições Sílabo. (pp: 19-55 e 391-405)
Pinto, S. S. (2003). Gestão de Serviços: A Avaliação da Qualidade. São Paulo: Editorial Sílabo. (pp:1-73).