Matemática I

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
01210434
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos matemáticos adquiridos até ao 9º ano de escolaridade.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino:

Aulas Teórico-Práticas com exposição dos conteúdos programáticos e com resolução de exercícios práticos e teórico-práticos.

 

Avaliação Contínua

A avaliação contínua consiste na realização de três frequências com a seguinte distribuição dos 20 valores.

1.ª frequência (6 valores)

2.ª frequência (6 valores)

3.ª frequência (8 valores)

Considera-se aprovado o aluno que obtenha na avaliação contínua, no mínimo, uma classificação de 10 valores, desde que nas duas primeiras frequências obtenha, em cada uma delas, no mínimo, uma classificação de 1,75 valores e na terceira frequência, uma classificação de, no mínimo, 2,5 valores.

É obrigatório a realização de uma prova suplementar para os alunos que tenham obtido na avaliação contínua uma classificação superior a 15 valores, implicando a falta a esta prova a obtenção de 15 valores como classificação final.

Resultados de Aprendizagem

Solidificação de alguns conceitos elementares em matemática, nomeadamente, interpretação de tabelas e gráficos, equações lineares e funções lineares, equações quadráticas e funções quadráticas, e interpretação geométrica da noção de derivada de uma função.

 Competências genéricas:

Uso da matemática elementar em diversos contextos.

Estágio(s)

Não

Programa

• Conceitos algébricos elementares. Noções elementares de Estatística. Tabelas e Gráficos - tipos genéricos de gráficos, médias e valor marginal.

• Plano Cartesiano – sistema de referência, coordenadas cartesianas, distância entre dois pontos.  

• Equações da circunferência e da recta. Posição relativa de rectas- sistemas de equações lineares.

• Funções algébricas – função linear, função quadrática, proporcionalidade inversa, funções polinomiais.

• Valor marginal e taxa de variação média. Noção de limite e de função derivada. Interpretação geométrica.

Docente(s) responsável(eis)

Sandra Filipa Morais de Figueiredo Marques Pinto

Bibliografia

Harshbarger e Reynolds.  Matemática Aplicada - Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas. (7ª edição)

Alves, A. S. Elementos de Matemática para a Licenciatura em Administração Pública. Departamento de Matemática, FCTUC, 2003.