Planeamento Regional e Urbano
3
2015-2016
01210752
Planeamento
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: Divisão das 4h semanais em dois blocos de 2h. Um dos blocos corresponde a aulas teóricas e expositivas e outro a aulas práticas, com trabalhos e discussões de grupo e apresentações orais por parte dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Planeamento Regional e Urbano tem por principal objectivo proporcionar o estudo do processo de planeamento e tomada de decisões na administração pública na perspectiva do desenvolvimento territorial. Pretende-se fundamentalmente que a disciplina proporcione um meio de aquisição de modos de raciocínio, teóricos e práticos, na área do planeamento e desenvolvimento regional e urbano. A nível teórico serão fornecidos vários conceitos, modelos e instrumentos, cuja compreensão será testada a nível prático.
Estágio(s)
NãoPrograma
Capítulo I – Planeamento: Porquê, Para Quê e Para Quem?
1. Desenvolvimento sustentável
1.1. Conceito, história e implicações para o planeamento
1.2. A escala glocal
1.3. A governação local, o planeamento e o desenvolvimento sustentável
2. As várias perspetivas teóricas de Planeamento
2.1. Teoria de Planeamento Racional
2.2. Teoria de Planeamento Incremental
2.3. Teoria de Planeamento Participativo
2.4. Teoria de Planeamento enquanto abordagem de economia política
2.5. Teoria de Planeamento enquanto abordagem económica e de gestão empresarial
2.6. Teoria de Planeamento Pós-modernista
3. Estudo de casos
Capítulo II – Planeamento Estratégico e a Gestão Pública Local
1. Importância do Planeamento Estratégico no setor público
2. Modelos de Planeamento Estratégico
3. Planeamento Estratégico como instrumento de gestão pública local
4. Planeamento Estratégico Local e Desenvolvimento Sustentável
4.1. Agenda 21 Local
4.2. Orçamento Participativo
5. Estudo de casos
Capítulo III – A importância da Monitorização e Avaliação: Os Indicadores de Sustentabilidade
1. Conceito, história e implicações
2. Considerações metodológicas
3. Vantagens e desvantagens
4. Indicadores de sustentabilidade a nível local, no mundo
5. Indicadores de sustentabilidade a nível local, em Portugal - contexto nacional Estudo de Casos
Docente(s) responsável(eis)
Fernanda Paula Marques Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
A Avaliação Contínua é composta pelos seguintes elementos: - Ficha de Avaliação – 40% - Trabalho de grupo escrito – 60%: 100.0%